Idioma:

LHC vai funcionar com mais energia em 2012

16 de fevereiro de 2012 | Em Curiosidades | 179 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


large hadron collider acelerador de particulasO Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) anunciou que o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, vai aumentar a potência. O objetivo é achar o Bóson de Higgs – ou Partícula de Deus – até ao fim do ano.

Isso porque este aumento da energia nas colisões de feixes de partícula tornará mais fácil a detecção do bosão de Higgs. Durante os últimos dois anos, os feixes de prótons colidiam com energias de 3,5 tera elétron-volts (TeV) (Um elétron volt (eV) é a energia adquirida por um elétron quando acelerado por meio de uma diferença de potencial de 1 volt por feixe). Agora, a energia vai ser aumentada para 4 TeV. Portanto, 0.5 TeV mais alto do que em 2010 e 2011.

Assim, os cientistas pretendem acumular o maior número de dados possível para confirmar ou descartar a existência do Bóson de Higgs ainda este ano e antes que o LHC faça uma longa pausa em suas operações.

No fim de 2012, o LHC vai parar de funcionar por 20 meses a fim de ser preparado para operar com energia máxima para a qual foi desenvolvido, que no caso é de 7 TeV.

O LHC

O Grande Acelerador de Hádrons é uma máquina com 27 km de comprimento, um circuito enterrado sob a fronteira franco-suíça.

Ele é capaz de fazer colisões de partículas, como prótons, a fim de testar os limites do Modelo Padrão, teoria moderna que explica o funcionamento físico do Universo. Um dos experimentos mais famosos consiste em localizar o Bóson de Higgs, a chamada Partícula de Deus. Assim, seria possível explicar a origem da massa no Universo.

Embora esteja prevista no modelo, essa partícula nunca foi identificada e é uma das grandes lacunas da física. Das 32 partículas fundamentais do Universo, como prótons, nêutrons e elétrons, o Bóson de Higgs é a única que ainda não foi detectada. Os cientistas acreditam estar cada vez mais próximos de encontra-la ou de descartar sua existência.

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana