Idioma:

Café ajuda a reter o cheiro do esgoto

23 de fevereiro de 2012 | Em Curiosidades | 857 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


 ajuda reter cheiro esgoto estudo  Os amantes de café de todo o mundo podem se contentar: as pilhas de borra que eles descartam podem ajudar a livrar o mundo do mau cheiro do esgoto.

Pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova York relataram no periódico The Journal of Hazardous Materials que a borra de café pode absorver o gás sulfato de hidrogênio, em grande parte o causador do terrível mau cheiro do esgoto.

Atualmente, usa-se carvão ativado ou carvão poroso para extrair sulfato de hidrogênio do esgoto nas estações de tratamento. Contudo, os pesquisadores descobriram que, quando a borra de café é transformada em carbono ativado, ela absorve enxofre particularmente bem. Isso se deve à presença de um componente fundamental: a cafeína.

A cafeína contém nitrogênio, gás que aumenta a capacidade do carbono de eliminar o enxofre do ar, afirmou Teresa J. Bandosz, engenheira química da universidade e uma das autoras do relatório. Para carbonizar a borra de café, ela e seus colegas misturaram a borra à água e ao zinco e depois secaram a mistura em um forno. Bandosz espera que empreendedores adquiram os direitos de patente da pesquisa e a convertam em um negócio.

Ela própria uma grande consumidora de café, Bandosz surgiu com a ideia uma vez que joga fora uma grande quantidade de borra. “O café fresco funcionaria ainda melhor, pois possui mais cafeína”, afirmou. “Mas não é econômico utilizá-lo.”

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana