Idioma:

SMS ainda é o serviço de mensagens mais relevante do mercado

31 de março de 2012 | Em Curiosidades | 241 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


 pesquisa acision mostra ainda serviço mensagens relevante mercado

Novas oportunidades para operadoras assegurarem a relevância dos serviços de mensagens e receita através do fornecimento de novos serviços desejados pelos consumidores e pelos quais estão dispostos a pagar.

95% dos consumidores do Reino Unido entrevistados usam ativamente o SMS 93% dos donos de smartphones se comunicam por SMS, apesar do acesso aos serviços de Mensagem Instantânea (MI). 3 entre 4 donos de smartphones (74%) disseram que precisam do SMS, dos quais 51% declararam que sem ele estariam perdidos 68% dos donos de smartphones estão dispostos a pagar por serviços de comunicação enriquecidos (RCS – Rich Communication Suite).

De acordo com uma nova pesquisa lançada pela Acision durante o Mobile World Congress, o SMS ainda domina o mercado de mensagens móveis quando comparado com outros serviços de mensagens tais como os serviços de Mensagens Instantâneas (MI) tipo ‘Over the Top’ (OTT). 95% de todos os participantes questionados declararam que usam ativamente o serviço de textos, significativamente mais do que os donos de smartphones que usam ativamente serviços OTT/MI tais como o Chat do Facebook (37%), Skype (20%), Twitter (17%), Messenger do Blackberry (17%) e o WhatsApp (16%) – os cinco mais populares serviços OTT/MI da atualidade.

A pesquisa, que foi realizada pela Vanson Bourne e que examina os hábitos e preferências de envio de mensagens dos consumidores, é o estudo mais completo até a data sobre o cenário das mensagens móveis. Baseada em entrevistas com mais de 1.000 usuários de dispositivos móveis no Reino Unido entre donos de smartphones (63%) e telefones com recursos (37%), a pesquisa revelou que o SMS provou ser o serviço mais popular entre os donos de smartphones – 93% desta demografia declarou usar o SMS. De fato, os donos de smartphones parecem ser os que mais apreciam o SMS, com 3 entre 4 declarando uma clara necessidade pelo SMS (74%) – com 51% deles declarando que sem ele estariam perdidos, apesar da habilidade de acessarem diferentes serviços  de mensagens OTT/MI em um smartphone. Isto destaca o imenso valor e a dependência nas mensagens de texto na vida atual dos consumidores.

Quando perguntados sobre sua preferência pelos serviços de mensagens móveis SMS ou OTT/MI, os donos de smartphones disseram que preferem o SMS por causa de seu alcance (42%); confiabilidade (42%); preço (38%); velocidade de entrega (37%) e a habilidade de envio de mensagens para grupos (28%); Somente 4% dos usuários de smartphones disseram que o serviço MI é mais confiável e rápido do que o SMS, com 35% afirmando que o SMS é mais confiável e mais rápido.

Comentando sobre a pesquisa, Jorgen Nilsson, Executivo-Chefe da Acision, disse: “Parece que os relatórios que sugerem que o SMS está em seu leito de morte foram altamente exagerados. Na verdade, parece que os donos de smartphones e também de telefones com recursos estão unidos por sua afeição pelo serviço de mensagens de texto. O que é interessante é que o serviço SMS parece exceder nos aparelhos que foram mais geralmente  associados com os serviços de MI. Com base nos resultados, podemos ver um longo e saudável futuro para o SMS, o primeiro e ainda o maior dos aplicativos móveis”.

Enquanto a pesquisa mostra que existe um interesse contínuo pelo SMS, os usuários estão também interessados em serviços melhorados de mensagens. Quando perguntados sobre serviços personalizados baseados no SMS, um número significativo de participantes disse que provavelmente usariam: notificações de entrega de mensagens (47%); lista negra/branca (40%); cópia de mensagens (37%); busca de mensagens (37%) e serviços de lembretes (35%). Isto prova que há uma oportunidade para as operadoras estenderem a funcionalidade e a vida útil do texto, aumentarem a fidelidade do cliente e gerarem receitas premium.

Visando testar o interesse por Rich Communication Suite(RCS e RCS-e), foi solicitado que os participantes classificassem um serviço oferecido pela sua operadora que incluísse MI, transferência de arquivos, bate-papo em grupo e compartilhamento de vídeos e que lhes permitisse trocar mensagens com todos os usuários de SMS e MMS. Somente 5% dos usuários de smartphones do Reino Unido disseram que não usariam tal serviço e 68% disseram que pagariam com satisfação por tais serviços, destacando o potencial de geração de receita que o serviço de mensagens ainda tem para oferecer.

Nilsson concluiu, “Depois de analisarmos estes resultados ficou claro que enquanto a popularidade do serviço de MI está crescendo, ele ainda tem um longo caminho a percorrer para se igualar ao alcance, confiabilidade e a natureza onipresente do SMS. Os analistas estão prevendo que o serviço de MI móvel excederá 1,3 bilhão de usuários até 2016*, comparado com mais de 5 bilhões de usuários com acesso ao SMS atualmente.

“Os serviços de MI móvel realmente possuem suas vantagens mas o mercado está atualmente fragmentado já que os serviços não podem se comunicar uns com os outros e dependem de um smartphone ou tablet com uma conexão de banda larga móvel. Como especialista no fornecimento tanto de serviços de SMS quanto por IP, estamos empolgados com as novas oportunidades nos serviços de mensagens por IP mas acreditamos que o SMS ainda terá um papel de liderança em nosso backbone de serviços de mensagens, não somente como uma ferramenta de conectividade mas especialmente para marcas que querem alcançar 5 bilhões de consumidores que têm acesso ao SMS na atualidade”.

Esta pesquisa é parte de um estudo mais amplo sobre serviço de mensagens conduzido pela Acision, e resultados adicionais para regiões incluindo os Estados Unidos serão anunciados durante os próximos meses. Para saber mais sobre a pesquisa a Acision sobre o serviço móvel de mensagens e seu papel no serviço móvel de mensagens, visite a Acision no estande A93 no Hall 8 ou nos visite na Apresentação RCS da GSMA no estande C118 no Hall 8.

*Juniper Research (Junho de 2011): Número de usuários de MI móvel excederá 1,3 bilhão até 2016.

Sobre a Vanson Bourne e a pesquisa

A Vanson Bourne, uma especialista em consultoria liderada pela pesquisa, realiza pesquisa de usuários dentro de um contexto tecnológico. A companhia entrevista tomadores de decisões seniores de uma variedade de cargos, por toda uma série de indústrias, desde as pequenas até as grandes organizações, em mercados de todo o mundo. Os clientes da Vanson Bourne variam de empresas iniciantes a companhias conceituadas que necessitam de orientação especializada, proporcionando análise robusta e confiável, baseada em pesquisa.

A pesquisa de mensagens móveis da Acision foi realizada em janeiro de 2012 com uma amostragem de 1.000 adultos no Reino Unido.

Sobre a Acision

Como líder mundial em serviços móveis de mensagens, a Acision conecta o mundo impulsionando serviços de mensagens relevantes e perfeitos, os quais enriquecem a experiência das comunicações móveis e cria novas oportunidades para operadoras e empresas de todo o mundo. Para mais informações visite a Acision no endereço http://www.acision.com/.

Notícia distribuída por PR Newswire

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana