Idioma:

Colaboração segura não ultrapassa o firewall para maioria das organizações

2 de abril de 2012 | Em Curiosidades | 366 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


innovationUm levantamento recente com mais de 1.000 tomadores de decisão na área de TI, em 7 países, realizado pela Harris Interactive, por encomenda da IntraLinks Holdings, Inc., revelou que, com muita frequência, as informações sensíveis trocadas entre parceiros empresariais e clientes, que ultrapassam os limites do firewall de suas organizações, ainda são feitas principalmente através de e-mails e ferramentas de compartilhamento de arquivos, destinadas a consumidores em geral, tais como sites de FTP (protocolos de transferência de arquivos).

De fato, o levantamento mostrou que 68% por cento dos entrevistados no mundo ainda usam e-mails como seu método principal de enviar e trocar arquivos grandes e dados sensíveis. Além disso, o levantamento também mostrou que os entrevistados estavam bem cientes dos problemas de segurança e de conformidade com as normas, relacionados ao uso de e-mail, sites de FTP e outros serviços de compartilhamento de arquivos voltados para os consumidores (69 por cento citou os malwares (softwares maliciosos) como o problema e 63 por cento citou roubos de informações como o problema). Isso sugere que as organizações ainda não atenderam as necessidades de fornecer aos funcionários ferramentas padronizadas e seguras de compartilhamento de arquivos, para trabalhos de colaboração que ultrapassam os limites do firewall.

Isso é considerado um problema em um ambiente empresarial, no qual muitos dos entrevistados indicaram que uma parte essencial de seus trabalhos é compartilhar informações empresariais críticas com seus parceiros, fornecedores e consultores (46 por cento) e onde uma quantidade crescente de regulamentos e questões legais podem gerar desafios de conformidade para as organizações: 55 por cento dos entrevistados dizem que enfrentam uma variedade de regulamentações governamentais da TI. E 50 por cento dos entrevistados dizem que enfrentam uma variedade de regulamentações do setor.

O sucesso nos negócios sempre dependeu da colaboração eficaz entre pessoas, mas hoje a natureza da colaboração está mudando”, disse o CPO (chief product officer) da IntraLinks, Fahim Siddiqui. “As atividades empresariais se estendem, agora, a uma rede ampla de relacionamentos com parceiros empresariais e clientes e uma grande variedade de interações, de uma simples comunicação ad hoc a relacionamentos mais intensos, abarcando fluxo de trabalho e troca de conteúdo e colaboração de forma segura. Sem os controles certos à disposição, a segurança e a conformidade ficam comprometidas e, em última instância, os departamentos de TI são responsabilizados. As organizações precisam avaliar como a tecnologia de computação em nuvem (cloud) e uma solução padronizada de colaboração podem oferecer controle e administração de informações sensíveis, dentro e fora dos limites do firewall“, declarou.

Os dados acima são resultantes de um levantamento mundial com mais de 1.000 tomadores de decisão na área de TI, em sete países — os EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, Japão e Austrália — realizado pela Harris Interactive, entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro de 2012.

Sobre o levantamento

O estudo com tomadores de decisão na área de TI (IT Decision Maker) foi realizado pela Internet nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, Japão e Austrália, pela Harris Interactive, por encomenda da IntraLinks, de 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2012, com adultos, com pelo menos 18 anos, empregados (em tempo integral, meio expediente ou autônomo), que se declararam Tomadores de Decisão de TI nas empresas que os empregam. Os dados não são ponderados e, portanto, são representativos apenas da população pesquisada.

Todos os levantamentos e pesquisas por amostra, se usam ou não amostragem de probabilidade, estão sujeitos a diversas fontes de erros, que nem sempre é possível quantificar ou avaliar, incluindo erro de amostragem, erro de cobertura, erro associado à falta de resposta, erro associado à redação das perguntas e das opções de resposta e ponderação e ajustes depois do levantamento. Portanto, a Harris Interactive evita a expressão “margem de erro”, porque ela é enganosa. Tudo o que pode ser calculado são os diferentes erros de amostragem possíveis, com diferentes probabilidades, para amostras genuínas, não ponderadas e aleatórias, com 100 por cento de taxas de respostas. Esses são apenas teóricos, porque nenhuma pesquisa publicada sequer chega perto desse ideal.

Sobre a IntraLinks

A IntraLinks é uma importante provedora mundial de soluções de Software-as-a-Service (software como serviço) para administração segura de conteúdo, trocando informações empresariais críticas e colaborações dentro e entre organizações. Mais de um milhão de profissionais em setores como serviços financeiros, farmacêutico, de biotecnologia, de consumo, de energia, industrial, jurídico, de seguro, imobiliário e de tecnologia, bem como em órgãos governamentais, utilizaram soluções baseadas em nuvem, fáceis de usar, da IntraLinks. Os usuários de IntraLinks podem acelerar processos e fluxos de trabalho empresariais, repletos de informações, cumprir exigências regulamentares e de administração de riscos e colaborar com clientes, parceiros e contrapartes, de uma maneira segura, auditável e compatível com as normas. Profissionais de mais de 800 empresas listadas na “Fortune 1000″ já usaram soluções da IntraLinks. Para mais informações, visite www.intralinks.com or http://blog.intralinks.com. Você também pode seguir a IntraLinks no Twitter, em http://twitter.com/intralinks e no Facebook at www.facebook.com/IntraLinks.

Notícia distribuída por PR Newswire

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana