Idioma:

Neurocientista brasileiro fala sobre projeto de Obama para mapear a velocidade do pensamento‏

18 de abril de 2013 | Em Curiosidades | 437 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


NeuroscienceO presidente dos EUA, Barak Obama, anunciou esta semana uma ambiciosa pesquisa chamada de Breakthrough Research And Innovation in Neurotechnology, “BRAIN”, na sigla em inglês, que pretende traçar um mapeamento do cérebro humano para auxiliar a cura de doenças Alzheimer, Parkinson, Eiplepsia, Autismo e Esquizofrenia. “É uma revolução científica, se tudo der certo a cura de muitas doenças serão mais fáceis já que poderão ser detectadas precocemente”, diz o neurocientista Dr. Fernando Gomes Pinto, do Hospital das Clínicas de São Paulo, acrescentando que “se a cura do Alzheimer estiver próxima, cerca de um milhão e meio de brasileiros que sofrem da doença terão uma nova chance”.

Os cientistas vão poder observar como acontece a interação entre células do cérebro e redes neurais em velocidades impressionantes, assim como a rapidez com a qual uma pessoa é capaz de pensar.

FONTE: Dr. Fernando Gomes Pinto – Neurocirurgião e Professor Livre Docente do Hospital das Clínicas de São Paulo. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN. Graduado em medicina pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e residência médica pelo Hospital das Clínicas FMUSP. Chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas desde 2007. Autor dos livros “Manual de iniciação em neurocirurgia”, “Exercícios e posturas para o paciente com seqüelas de acidente vascular e outras doenças neurológicas”, “Você sabe como seu cérebro cria pensamentos?” e “Hidrocefalia de pressão normal (HPN)”.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana