Idioma:

Robô permite controle dos olhos e movimentos

16 de fevereiro de 2012 | Em Informática e Tecnologia | 121 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Telesar V

Uma nova invenção japonesa lembra muito uma tecnologia usada no filme “Avatar”, de James Cameron. Trata-se do Telesar V, um robô que pode ter os olhos e os movimentos controlados remotamente pelo usuário.

A única diferença entre o filme e a realidade é que, na ficção, os movimentos eram feitos através de ondas cerebrais. Aqui, o usuário precisa usar uma roupa completa, com luvas, capacete e um colete, para que o controle se torne possível.

Segundo o The Telegraph, as luvas permitem que haja a reprodução do toque e a sensação de temperatura e textura dos objetos. Já no caso dos olhos, o que o robô vê é reproduzido em 3 dimensões no capacete do usuário, dando a impressão de profundidade.

O Telesar V foi criado para explorar situações perigosas, onde um humano não conseguiria chegar, como o desastre da Usina Nuclear de Fukushima em 2011. Assim, pesquisadores, policiais e agentes de resgate podem enviar um robô, mas tendo um ser humano por trás, o que torna as decisões mais rápidas e precisas.

Sho Kamuro, um dos cientistas da equipe, diz: “Quando uso o Telesar e movo minha mãos, eu as vejo transformadas em mãos de robô. E, quando movo minha cabeça, vejo através de uma perspectiva completamente diferente”. Ele explica que a experiência é estranha, pois parece que você é realmente um robô.

Com informações de olhardigital.uol.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana