Idioma:

Cientistas americanos e australianos criam o menor transistor do mundo

27 de fevereiro de 2012 | Em Engenharia e Ciência | 196 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


ProcessorPesquisadores das Universidades de Purdue, nos EUA, e de Melbourne e New South Wales, na Austrália, criaram o menor transistor já desenvolvido em toda a história da computação.

A equipe utilizou um único átomo de fósforo para a criação do transistor. Ele possui apenas 0,1 nanômetro, o que representa uma redução significante no tamanho de processadores. Para efeito de comparação, os processadores mais novos da Intel têm transistores de 22 nanômetros. Segundo o Indian Express, a criação é mais uma reinvenção da tecnologia atual do que a criação de uma nova. ”Essa é uma boa demonstração de controle da matéria na escala atômica para se fazer um dispositivo real”, diz Michelle Simmons, líder da equipe. Ela explica que, com a transição para dispositivos em escala atômica, “estamos entrando em um novo paradigma onde a mecânica quântica promete um rompimento da tecnologia atual”.

Porém, há um problema que impede a utilização da nova tecnologia em computadores: transistores de átomo único superaquecem facilmente, e precisam ser mantidos a temperaturas abaixo de 196º Celsius, usando nitrogênio líquido.

Gerhard Klimeck, pesquisador da equipe, explica que, em altas temperaturas, o elétron do átomo se move para fora do canal em que deveria ficar parado: “Para esse átomo agir como metal, você tem que manter os elétrons nesse canal. Se alguém desenvolver uma técnica para conter o elétron, ela poderá ser usada para construir um computador que irá trabalhar em uma temperatura base. Essa é uma questão fundamental para essa tecnologia”, diz.

Com informações de olhardigital.uol.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana