Idioma:

Índice de domínios sequestrados na web cresce

9 de março de 2012 | Em Informática e Tecnologia | 104 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


roubo de senhasA internet contabilizou mais seis milhões de domínios registrados no último trimestre de 2011, elevando o número total para 225 milhões. As informações são de um estudo da Verisign, que aponta um crescimento de 2,7% de registros nos últimos 12 meses, se comparado com o ano anterior. A maior parte, segundo a pesquisa, reside nos domínios de primeiro nível – os chamados “TLDs”, .com e .net., que agora totalizam 113,8 milhões.

A Verisign ainda diz, através do estudo, que o número de consultas diárias de DNS (sigla em inglês para “Sistema de Nomes de Domínios”) também aumentou, com média de 64 bilhões e picos de 117 bilhões apenas no quarto trimestre do ano passado.

Sequestro virtual

O estudo da Verisign tem uma seção dedicada ao que se chama de “sequestro de domínios”. Basicamente, o sequestro de domínios consiste na transferência de um endereço de internet para a propriedade de outra pessoa, por intermédio de roubo de senha ou engenharia social. De acordo com a pesquisa, após assumir o controle de um domínio, falsificadores podem criar páginas falsas, hospedar conteúdo ilegal e malicioso ou ainda extorquir o proprietário original.

Entretanto, a Versign aponta alguns tópicos para ajudar o proprietário a se proteger dessa ameaça:

  • A avaliação das ofertas de soluções de segurança de um distribuidor autorizado – e a utilização de suas ferramentas –pode ajudar e muito a reduzir o risco de sequestro;
  • Emprego das melhores práticas de uso de senha para os registros de nomes de domínios; Identificar se um operador de registro está usando a autenticação de dois fatores para proteger os registrantes;
  • Utilização de serviços como Registry Lock da Verisign (Bloqueio de Registro) que viabiliza aos registrantes estabelecer as condições nas quais a informação do seu registro pode ou não ser alterada.

Com informações de olhardigital.uol.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana