Idioma:

Já testou a Velocidade de sua Rede Doméstica ou Empresarial?

20 de julho de 2010 | Em Dicas | 3,5 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


esquema lanVocê já pode ter testado sua conexão com a internet várias vezes. Mas já parou alguma vez para testar a rede interna, ou seja, a velocidade com que os dados transitam pelos computadores da sua casa, escritório ou empresa?

Bem, a princípio pode parecer meio estranho, mas acredite: é uma boa pergunta. Muitas das vezes acreditamos que a rede interna é super rápida, com transferências muito gratificantes. Mas nem sempre suas configurações estão contribuindo para tal.

Então, a dica de hoje é testar sua rede interna, e verificar a velocidade exata com que os dados são transmitidos de computador para computador, e até mesmo verificar alguma configuração extra que poderá ser feita em seu roteador e/ou computador para melhorar o desempenho.

Para fazer o teste, clique aqui e baixe o programa LAN Speed Test. É rápido e fácil: basta clicar em Start Test e em poucos segundos você verá os resultados.

lan speed test

Interpretando os valores

Os dados são emitidos de uma maneira mais complexa. Mas para um administrador de redes não é tão difícil interpretar.

Vou estar explicando aqui como se faz a leitura/interpretação dos Resultados (utilizando o exemplo da imagem da matéria):

Computer Name: Fabiano-LAPTOP (nome do computador na rede)
IP Address: 192.168.2.15 (endereço IP local do computador)
Folder: C:UsersFabiano (diretório/pasta padrão do usuário atual)
Packet lenght: 157,286,400 (tamanho do pacote enviado em bytes, que pode ser lido apenas até a primeira vírgula – outros números irracionais)
Time to complete: 0.2610000 (período de tempo de envio em milésimos de segundo extendido – neste caso, conta-se os 3 primeiros valores após o ponto)
Bytes per second: 4,821,039,080 (quantidade de bytes que são enviados em um segundo, que pode ser lido apenas até a primeira vírgula – outros números irracionais)
Mbps: 4,597.7011490 (valor em megabytes por segundo que sua rede está atingindo, valor utilizável em até duas casas após a primeira vírgula)

Lembrando que Writing Significa Gravando e Reading significa Lendo. É muito provável que os valores de leitura sejam incrivelmente maiores que os de gravação. É um pouco confusa e complexa, mas é muito interessante o uso desta ferramenta.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana