Idioma:

Testando o Desempenho de seu Disco Rígido

5 de agosto de 2010 | Em Dicas | 12,1 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


disco rigidoVocê pode se preocupar com a velocidade do Processador, se sua placa de Vídeo atende aos últimos requisitos em relação às tendências de jogos da atualidade… Mas e quanto ao HD, ele só server para armazenar informações? Repondendo: sim e não. Sim porque sua principal função é armazenar os dados de seu micro se forma a preservá-los. Não porque o disco também serve para que seu computador trabalhe bem.

O Computador é formado por um conjunto de peças trabalhando em conjunto. Cada uma tem uma determinada função. Para que o usuário obtenha a melhor resposta é indispensável que cada componente trabalhe de forma correta e com o seu máximo potencial. O mesmo acontece com seu HD. Se ele é bom e está saudável, seu computador ligará mais rápido, abrirá programas com maior facilidade e muito mais.

E como posso saber se meu HD realmente é bom? Simples. Existe um programa chamado HD Tune (download). É gratuito e possui uma interface gráfica que não é tão difícil de ser interpretada. Contudo, iremos detalhar abaixo as informações de como utilizá-lo e como decifrar os resultados.

Após fazer o Download, instale-o em seu Computador. Na área de trabalho você verá o ícone do HD Tune. Clique duas vezes sobre o mesmo (se for Windows Vista ou Windows 7 clique em Sim na janelinha que aparecer). O programa se abrirá e você verá o seguinte:

hd tune 01

Bom, como você pode ter visto existe uma caixa de seleção onde você selecinará o disco rígido a ser analisado. Se seu computador possuir mais de um instalado, com certeza, ele será listado. Basta selecionar o desejado. Do lado direito do Nome Técnico do HD temos a temperatura (em graus célsius). Essa temperatura, geralmente, não pode passar dos 45º. Quanto mais frio estiver seu HD, mais ele irá durar. Tenha isso em mente.

Abaixo temos as abas Benchmark, Info, Healty e Error Scan. Começaremos pela parte de Benchmark que é testar o desempenho do HD.

Benchmark

Para que o gráfico seja preenchido e os campos também, clique no botão Start. Mas atenção, isso pode demorar um pouco. É aconselhavel não utilizar o computador durante o processo.

hd tune 02

Ao término do processo de Benchmark o programa retornará os valores obtidos durante o teste. Veja nosso exemplo abaixo:

hd tune 03

Para o exemplo utilizamos um HD Western Digital SATA II de 320GB de capacidade. Por meio dos resultados podemos perceber que trata-se de um ótimo HD, com uma transferência (Transfer Rate) alta e tempo de resposta (Access Time) curto. No nosso caso a média (Average) foi de 82.3MB/S (megabytes por segundo).

Info

Se você deseja saber maiores detalhes de seu HD tais como Fabricante, Partições, Recursos, a aba Info lhe mostrará tudo isso. Veja o exemplo abaixo:

hd tune 04

Em Supported features podemos observais quais recursos o HD suporta e está utilizando. Logo abaixo temos versão da Firmware, número de série, capacidade e os modos de transmissão de dados.

Health

Seu HD já não é mais novo, você desligou o computador várias vezes tirando da tomada e está com aquela desconfiança que algo não está Ok. É nessas horas que vale a pena acessar a aba Health do HD Tune, para checar se todos os “serviços” do HD estão operando como deveriam.

hd tune 05

No nosso caso (exemplo) está tudo Ok. Mas caso algo estivesse errado, era só checar na lista qual serviço está com problema. Podem ser: erros de gravação, alta temperatura, setores danificados e uma série de outros recursos. Fique atento ao estado de saúde de seu amigo HD!

Error Scan

Por fim, a última guia do HD Tune chama-se Error Scan. Como o próprio nome já diz, esta ferramenta estará fazendo uma checagem em seu HD buscando blocos de dados danificados. Estes blocos geralmente contribuem muito com a lentidão do computador e corrupção de dados. Portanto, é sempre importante estar verificando este tipo de erro no HD (o próprio Windows já vem com uma ferramenta semelhante, porém, não possui uma interface gráfica tão avançada como o HD Tune).

hd tune 06

Ao clicar em Start iniciará o escaneamento completo do HD por erros. Mas atenção, este procedimento pode demorar muito dependendo do tamanho do seu HD. Como nosso disco rígido é muito grande selecionamos a opção Quick Scan, abaixo do botão Start, antes de iniciar. Feito isso, clique em Start e aguarde a conclusão.

hd tune 07

Tudo feito. Todos os blocos estão verdes, indicando que o HD está perfeitamente saudável.

Espero que a dica lhe ajude a testar seu HD e obter maiores informações sobre o mesmo. Esta peça que para muitos é apenas uma memória qualquer pode significar muito para com seu micro. Portanto, tenha sempre muita atenção com tudo que há dento de seu computador. Abraços, e até a próxima!

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana