Idioma:

O que faz do Intel i7 o Melhor Processador do Mundo?

12 de agosto de 2010 | Em Dicas | 15,8 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


intel core i7Você já deve ter se perguntado: O que faz do Processador Intel Core i7 o Melhor Processador do Planeta? É por essas e outras que o Grupo Dicas em Geral foi atrás das informações, e lhe mostrará nesta matéria exclusiva por quê este processador é considerado o melhor do mundo, quais são suas especificações e quando você poderá ter um.

17 de novembro de 2008. Esta é a data oficial do lançamento do Intel Core i7. Mesmo após quase dois anos, é considerado o Melhor do Mundo. O primeiro processador a utilizar a microarquitetura Intel Nehalem, sucessor da conhecida família Intel Core 2. 8MB de cache inteligente. Trabalha com memórias de até 1066MHz em Triple-Channel (três canais). Soquete LGA1366. Suporte nativo apenas para memórias DDR3. Por meio da Tecnologia Turbo Boost cada núcleo sincroniza-se um com o outro, de uma maneira inteligente, pulso de 133MHz. A Tecnologia Hyper-Threading (HT), novamente, supera-se, proporcionando a cada um dos seus quatro núcleos processar até um thread simultaneamente, indicando ao Sistema Operacional oito núcleos ativos.

processadorIntel Core i7-970 é, atualmente, o “topo da lista”, com 3.2GHz de clock-speed, 12MB de SmartCache, 6 núcleos e com suporte a 64 bits.

Como o Intel Core i7 suporta até três canais de memória, significa que o ganho de desempenho é cerca de 50% maior. Além do mais, seu barramento frontal (FSB) foi substituído pela interface Intel QuickPath Interconnect (QPI), o que proporciona uma resposta rápida e eficaz.

O FSB vem sendo utilizado desde os primeiros processadores da Intel. Para termos uma noção de como funciona, analise o diagrama abaixo:

diagrama fsb

O FSB é um barramento compartilhado que liga o processador ao chipset. O que acontece é que ele não é utilizado apenas para conectar o processador à memória. Ele também interconecta os núcleos do processador. No final, isso resulta em uma grande perda de desempenho.

À partir desta visão surgiu a modernização do barramento, produzindo o que chamamos de QuickPath. Este é composto por vias independentes. Cada núcleo tem uma linha independente para comunicação com o chipset. Existe, também, uma terceira linha de dados que faz a comunicação entre estes núcleos de processamento.

diagrama quickpath

Loop Stream Detector

Loop Stream Detector (LSD) é um controlador adicional que retém instruções decodificadas antes mesmo que estas chegem até o processador, projetando loops de processamento. Ao invés de re-processar estas informações, estas são armazenadas em um cache interno para que possam ser executadas a partir dali. Isso resulta em um ganho extremamente importante de desempenho, além de colaborar com uma grande redução de consumo de energia.

diagrama loop stream detection

Hyper Threading

Agora denominado Simultaneous Multi-Threading (SMT), o recurso Hyper Threading volta à ativa no novo Intel Core i7, indicando ao sistema operacional o dobro de núcleos de processamento de dados e transformando cada núcleo em “duas cabeças pensantes”. Este recurso não significa que o processamento é dobrado, mas indica um melhor e total uso dos recursos que o processador pode oferecer durante operações que utilizam um alto consumo de energia elétrica. O recurso passou por uma série de melhorias até ser implementado.

hyper threadingCom este recurso, o ganho indicado pode ser inferior a 10% e, em algumas vezes, até houver perda de desempenho. Porém, no caso de programas que manipulam objetos tridimensionais (3D) este ganho pode chegar até 35%, indicando uma grande vantagem.

Um fator muito importante que podemos observar é que, além do grande desempenho, a nova linha de processadores Intel consome menos energia, tornando tarefas complexas e demoradas em simples frações e econômicas soluções.

Além dos recursos citados acima, existe muito mais a estar se aprofundando e conhecendo no Intel Core i7. Nesta matéria nosso objetivo é lhe mostrar alguns fatores que explicam o por quê a consideração de Melhor Processador do Mundo.

Não é só o processador. Existe todo um conjunto de hardwares que serão necessários para a utilização total e correta do processador, como por exemplo: placa-mãe, memória RAM, HD e Placa de vídeo.

duvidaE quanto ao preço?

Ainda está um tanto salgado. Em uma grande loja de varejo um computador (Desktop) completo com Processador Intel Core i7-860 custa, em média, R$2.999,00 (clique aqui). Já em notebooks, encontramos um com o incrível preço de R$4.599,00 (clique aqui).

É certo que existem outras lojas que vendem estes produtos, porém, nem sempre com a mesma confiabilidade. Outro importante fator que devemos colocar em questão é o tempo e as revoluções. Com o tempo o preço tende a cair e novas soluções chegarão ao mercado. Tudo isso contribuirá com as quedas de preços e a possíveis ascensões tecnológicas.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana