Idioma:

Cause uma boa impressão usando Fundos Personalizados no Twitter

16 de agosto de 2010 | Em Dicas | 3,4 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Um Fundo no Twitter pode causar uma boa impressão (ou não) a seu respeito. Nesta matéria lhe mostraremos um pouco sobre a importância de um bom fundo, e também daremos algumas dicas para que você crie seu próprio a partir de seus gostos e costumes.

Eu sei o que dizem sobre fazer suposições, mas vou fazer uma agora e assumir que a maioria de vocês já entendem o potencial do Twitter, principalmente se temos algo a promover. Se você ainda não está convencido de que o Twitter já “saboreia” a Internet (faz um grande sentido à ela), então está um pouco desatualizado(a). Meu trabalho hoje não é evangelizar o Twitter, apenas falar sobre como criar alguns fundos legais e mostrar como é importante o uso adequado deste espaço.

Fundos padrão

Além dos fundos padrão do Twitter, a ferramenta oferece atualmente 12 fundos diferentes, juntamente com cores combinando pré-definidos para os elementos da página. Você também pode modificar as cores do fundo geral, do texto, links, plano de fundo da barra lateral (sidebar) e a borda da barra lateral. A primeira coisa que qualquer Tuiteiro deve fazer é mudar o fundo, a não ser que você prefira um visual extremamente minimalista e sem personalidade própria.

Para alterar os fundos é fácil. Basta clicar em “Settings” na parte superior da página no Twitter, clicar em “Design” e então selecionar um “tema“, ou clicar em “Change image Background” para mudar a imagem de fundo, ou até mesmo “Change Design Colors” para alterar manualmente as cores pré-definidas. Pode escolher a vontade, pois as modificações só serão aplicadas quando você clicar em “save“.

fundos twitter 1 fundos twitter 2 fundos twitter 3

Os temas são bons, mas ainda tem muito mais

Sei que alguns de vocês serão perfeitamente felizes com um dos temas padrões, mas ainda verão milhares de perfis exatamente como o seu. Seria como sair na rua e se deparar com várias pessoas utilizando a mesma roupa que a sua – o que só é legal se você estiver indo para um jogo de futebol, por exemplo.

A melhor maneira de ter certeza  que sua página do Twitter não se parece com a de outras pessoas é inserindo sua própria imagem. Com certeza quem entende de design já preparará o seu por meio do Photoshop ou programas similares. Mas se este não for seu caso, existem outras alternativas. Você pode simplesmente enviar uma foto que você tirou, por exemplo. Outra opção é encontrar uma imagem que se repete de uma forma apelativa. Faça uma busca no Google por “background” ou “twitter backgounds” e você encontrará milhares de opções interessantes. Pode ser que alguma delas combine com você ;)

Uma opção interessante é o site Colour Lovers, excelente para começar se você quer ter seus próprios planos de fundo. Ele também oferece paletas de cores que irão auxiliá-lo(a) a escolher as cores que melhor combinam com você. O Twitter Patterns é outro ótimo lugar para encontrar planos de fundo para seu Twitter.

Aqui vão alguns sites que criam fundos interessantes:

Se você quiser fazer um plano de fundo com sua própria imagem existem milhares de tutoriais (no Google é fácil de encontrar). Após selecionar a Imagem em seu Computador, basta clicar em “background” e Save.

Veja alguns exemplos de Planos de Fundo criados com o Colour Lovers:

exemplo colour lovers 1 exemplo colour lovers 2 exemplo colour lovers 3 exemplo colour lovers 4

Outra maneira de criar um fundo único (exclusivo) é utilizando uma fotografia. Existem diversas partes dela em que você irá querer se identificar. Por outro lado, somente uma parte desta Imagem será realmente visível no Twitter. Precisamente falando, você tem alguns centímetros de cada lado da página para utilizar. Isso significa que se você enviar uma foto legal (e grande) do seu cão, por exemplo, e ele estiver no centro da página, ninguém verá.

cachorro twitter

Se você quiser a foto preenchendo todo o fundo, o tamanho da imagem também é importante. Deve ser, pelo menos, 1280×1024 pixels de tamanho. Dependendo do fundo e se ele pode ou não ser bem misturado com uma cor sólida do Twitter, geralmente utilizam o tamanho 1600×1200 pixels e até 2048×1600 pixels para determinados gostos. Porém o tamanho dessas Imagens pode ser grande demais, tornando seu perfil “inavegável”. Se este for o seu caso, utilize nosso Otimizador de Imagens para diminuir o tamanho em disco da Imagem e até mesmo para recortá-la em um tamanho menor.

É possível criar um fundo agradável usando uma foto que não é suficientemente grande para cobrir toda a página. Mas recomendo suavizar as bordas da foto (famoso efeito Feather) e destacar um fundo sólido, eliminando degradês ao redor da Imagem. Veja abaixo um exemplo.

exemplo fundo repete twitter 1 exemplo fundo repete twitter 2 exemplo fundo repete twitter 3

O tamanho do arquivo é outra coisa que você terá de pensar muito quando criar seus Planos de Fundo. O Twitter limita o tamanho do arquivo em 800KB, mas recomendo fielmente que este seja menor que 300KB. Quando você for salvar a Imagem, se for em um programa de edição profissional, terá a opção de diminuir o tamanho por porcentagem. Mas caso você não saiba como fazer isso, salve sua imagem normalmente e, depois, passe-a em nosso Otimizador para que o sistema diminua seu tamanho em disco automaticamente.

Uma vez selecionado o fundo, você vai querer mudar as cores da barra lateral e fundo geral, para que eles combinem com a imagem de fundo. Prefira cores claras, para facilitar a leitura dos textos. Não deixe os links em branco, ou então os links superiores ficarão invisíveis.

Seu fundo no Twitter pode realmente “trabalhar para você” sendo um excelente cartão de visita ou folheto informativo. Olhando a fundo seu Twitter, os seguidores que poderiam ter te ignorado passam a seguí-lo(a) e acompanhar sua rotina e informações. Cuide bem deste pedaço, pois a “primeira impressão” só funciona da primeira vez. Mesmo que alguém só olhe para o perfil, os resultados poderão ser muito melhores se o fundo “induzir o usuário a seguí-lo(a)” tã somente pelo plano de fundo.

Um fundo personalizado lhe dará oportunidade de dizer muito mais sobre o que você faz que os limitados 160 carácteres do campo “bio“, na barra lateral. Uma escolha um tanto óbvia seria utilizar o seu logotipo, juntamente com um pouco de texto, talvez algo como “Siga-nos no Twitter e ganhe 10% de desconto em sua próxima compra“. Se você não quer oferecer um produto, apenas promover seu blog/site, pode utilizar elementos do design do seu site juntamente com algum texto descritivo e URL/Link (talvez seu Endereço de E-mail). Se você tem mais de um site, poderá divulgar todos num único fundo.

exemplo fundo personalisado twitter 1 exemplo fundo personalisado twitter 2 exemplo fundo personalisado twitter 3 exemplo fundo personalisado twitter 4

Um fundo personalizado também é uma boa maneira de informar às pessoas sobre o que sua empresa representa, especialmente importante se sua empresa for bem conhecida. Por exemplo, o CEO da Zappos, Tony Hsieh, tem uma página no Twitter com mais de 1 milhão de seguidores e mais 400 funcionários (aproximadamente) montando uma rede de marketing da empresa, superando grandemente suas estatísticas.

Quando você for criar um fundo personalizado usando o lado esquerdo de seu cartão de visita deverá tomar uma decisão. Monitores com resolução de 1024×768 pixels, que é a resolução padrão de um monitor de 15 polegadas, deslocará o centro do fundo de sua página do Twitter para a esquerda menos do que um monitor com uma resolução de 1280×1024 pixels (17 polegadas).

twitter 1024 768 twitter 1280 1024

Se optar por uma área com cerca de 200 a 225 pixels de largura (no lado esquerdo), infelizmente significa que algumas das imagens e texto nesta área serão cobertos quando visualizados em monitores menores. Se você decidir que a área promocional de seu fundo caiba dentro da área visível em monitores com resolução de 1024×768 pixels, deverá estar trabalhando com uma largura de 120 pixels (aproximadamente).

Embora seja tentador, não é uma boa idéia utilizar a parte central de seu fundo, a não ser que queira exibir seu logotipo no lado direito. O problema é que, dependendo do tamanho e resolução do monitor do internauta, a região central não estará posicionada exatamente onde deveria.

Faça pouco ou muito, mas faça algo

twitter backgroundSe você só levar alguns segundos para mudar o fundo do Twitter utilizando os “temas”, enviar uma foto ou fazer um fundo personalizado, ele dirá algo sobre você. Se você não se importa o suficiente para alterar o avatar e fundos padrões, provavelmente outros usuários pensarão: “não vale a pena seguir”. E se você está usando o Twitter para promover seu blog ou empresa e não tem um fundo personalizado, você está perdendo excelentes oportunidades.

Fazendo pouco ou muito, faça algo. Não deixe seu perfil como ele vem “de fábrica”. Procure personalizar ao máximo e deixá-lo a sua cara. Já destacamos acima a importância de fazer isso, então faça sua parte.

Esteja ciente das leis de direitos autorais. Só use imagens e fotografias que você mesmo cria ou que vêm de fontes que, especificamente, lhe permitem o uso.

Extras

O que você achou sobre a matéria? Algo a complementar?

Se você tem um plano de fundo personalizado, informe seu Twitter na sessão de comentários abaixo para que outros usuários vejam sua obra.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana