Idioma:

Ataque no Twitter – 5 dicas para não ser a próxima vítima

17 de agosto de 2010 | Em Dicas | 177 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Desde o início do ano está acontecendo pelo Twitter uma grande onda de Phishing, ou seja, ataques de contas por meio de Links suspeitos. A rede de microblogging é famosa por facilitar o envio de links e informações rápidas. Acontece que usuários mal-intencionados aproveitam-se dessa facilidade para disseminar links maliciosos, contaminando milhares de computadores em questão de segundos.

Veja abaixo algumas dicas importantes para se prevenir de ataques:

1- Preste muita atenção em quem você segue.

É comum encontrar perfis seguindo milhares de pessoas. Acontece que, geralmente, você não sabe quem são estas pessoas, o quê publicam e por quê publicam. Um erro muito comum também são aqueles famosos “ganhe followers”. Não caia na besteira de acreditar que você terá milhões de seguidores se seguir milhões de pessoas que nem conhece.

2- Verifique os links antes de clicar.

Alguns serviços de encurtamento de URLs como o Migre.me, por exemplo, oferecem um recurso de analisar a URL de destino antes de redirecionar. O TinyURL também faz isso. Procure ativar este recurso, visando proteger você e suas informações e, é claro, seu micro de infecções.

3- Evite divulgar informações pessoais de contato.

Durante algumas vezes nos sentimos obrigados em informar números de telefone e endereços de e-mail no Twitter. Mas atenção, isso pode ser uma grande “tacada de sorte” para um spammer. Divulgue informações pessoais apenas para pessoas de confiança e que você realmente queira contato. Se você tem um site ou blog, prefira criar uma página de contato com um formulário do que divulgar seu endereço de e-mail. E, como no Twitter não é possível criar um formulário, peça para que entrem em sua página de contato e falem com você, caso necessário.

4- Inspecione os serviços que tem permissão de acessar sua conta.

Você permitiu o acesso à sua conta por diversas ferramentas online? Inspecione sempre estes serviços. Pode ser que aquele velho recurso que você ativou nem está mais funcionando, mas o acesso está sendo uma porta de entrada à sua conta. Se o sistema for invadido, você será uma presa fácil.

5- Mude periodicamente sua senha.

Sei que é um pouco chato, mas mude sua senha regularmente. Isso evita a violação de sua conta e visa sua própria segurança, e também a de seus seguidores. Imagine se um usuário mal-intencionado acessar sua conta e enviar milhares de links maliciosos? Seus seguidores ficarão expostos a muitos riscos online. Portanto, tenha muito cuidado e mude sempre sua senha. Além disso, é totalmente indispensável o uso de um software antivírus atualizado em seu computador. Segurança nunca é demais.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana