Idioma:

Proteção de Tela – Saiba por que ela não é mais tão eficiente

25 de agosto de 2010 | Em Dicas | 887 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


O primeiro conceito atribuído a Proteção de Tela seria Proteger a tela do computador contra danos físicos causados por imagens estáticas durante um longo período de tempo. Esta afirmação está correta, porém o recurso deixa muito a desejar no computador. Existe um processo ativo denominado Tempo Ocioso do Sistema, que frequentemente monitora o uso do computador e ativa outros processos de acordo com o tempo programado. No caso da Proteção de Tela, será sempre um recurso no qual o computador estará verificando o tempo certo de ativar.

Podemos classificar o recurso, nos dias atuais, com desnecessário, uma vez que a grande maioria dos monitores já são de cristal líquido (LCD) e, de acordo com esta nova tecnologia, o problema de danos físicos causados por imagens estáticas por longo período de tempo está praticamente extinto.

Uma dica muito interessante é configurar seu computador para NÃO exibir uma proteção de tela. Ao invés disso, vá até as configurações de energia e configure o monitor para desligar após um determinado período (no meu caso, deixo dois minutos). Assim, quando o computador não está sendo usado o monitor será desligado, assegurando a vida útil do dispositivo e, ao mesmo tempo, poupando energia.

Veja abaixo como configurar:

Vá ao menu Iniciar > Painel de Controle. No Painel de Pesquisa (canto superior direito) digite Energia e clique em Opções de Energia.

protecao tela 01

Escolha o plano desejado (o que melhor atende suas necessidades) e, ao lado direito de seu nome, clique em Alterar configurações do plano.

protecao tela 02

Em Desligar vídeo escolha o tempo desejado para que o monitor seja desativado. Lembrando que o monitor apenas será desligado após o período de tempo configurado, desde que o computador esteje ocioso (sem uso direto ao mouse e teclado).

protecao tela 03

De primeira vista pode parecer estranho, pois o monitor “desliga” – tecnicamente, ele entra em modo stand by. Para retornar, basta mover o mouse.

Este procedimento não indica que o consumo de recursos pelo computador através do processo Tempo Ocioso do Sistema seja efetivamente reduzido, porém define um excelente padrão de consumo e bem-estar ao monitor.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana