Idioma:

Tecnologia Multiterminal de Computadores

3 de setembro de 2010 | Em Dicas | 3,2 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Como reduzir o consumo de energia elétrica gasta por computadores e a emissão de gases poluentes com soluções de informática sustentáveis?

A cada dia que passa as mídias tem falado mais em investimentos em soluções sustentáveis para atender a demanda ecológica crescente no Brasil e em todo o mundo. Estas técnicas tem a cada dia crescido mais, novas tecnologias vem surgindo e as empresas e pessoas tem se conscientizado mais quanto às necessidades e vantagens em aplicar atitudes sustentáveis nas empresas.

Uma técnica tem aquecido o mercado de TI Verde. Trata-se de um dispositivo de tecnologia chamada de multiterminal que a partir de produtos específicos compostos por placas de vídeo e hubs USB, é possível conectar vários usuários a um só complugandoputador e todos trabalharem simultaneamente e de forma independente, cada pessoa em sua estação com suas opções de desktop mais compartilhando todos os recursos da máquina Host.

Imagine uma solução multiterminal leve e pequena, onde os recursos de um computador são compartilhados em até 10 estações de trabalho de forma independente. Isso é economia de energia, redução de custos de manutenção e sustentabilidade.

A solução Buddy VS/XP tem cumprido esta função e satisfeito muitos usuários pois alem das vantagens de economia, ainda gera um local de trabalho bem menos poluído e melhor gerenciável.

Mas o processo de economia de energia não deve se restringir ao produto final. Desde a fabricação do equipamento deve-se ter muita preocupação com a emissão de gás carbônico na atmosfera e com o consumo de energia para produção da solução. Os dispositivos por serem menores e ocupam pouco espaço, o que permite menos custo com logística de transporte. Não existe grande necessidade de suporte já que a solução é completa e simples.  Quando necessário, o deslocamento do técnico é apenas para atender um terminal e não uma rede com vários computadores, graças a tecnologia multiterminal.

kit com hardwareOutro item na lista dos TI Verdes são as placas de vídeo da solução, comparadas com as placas existentes no mercado, elas gastam menos energia. A exemplo disso, está a MiniPoint Graphics TN 502 Dual, que consome 0,5 watts. Isso equivale um décimo de gasto com um Rádio Relógio ligado 24h por dia, conforme tabela de consumo de energia classificada pela Eletrobrás.

Dados interessantes e dicas:

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia, o desperdício de energia atinge cerca de R$ 10 bilhões por ano em petróleo, eletricidade e gás natural;
O monitor de LCD também consome menos energia que o monitor de tubo de imagem;
O uso de adaptador de tomada do tipo benjamin (T) leva ao desperdício de energia;
Programe o monitor e o processador para entrar em modo de espera depois de algum tempo sem ser utilizado;
Desligue o monitor ao fazer download de arquivos pesados;
Procure usar a graduação de brilho do monitor no menor nível possível.
A tecnologia está a nossa disposição. Basta que façamos o melhor uso dos recursos, mas sempre respeitando a natureza.
Agradecimento: Jefferson B. Baptista – Ackdata Soluções em Tecnologia

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana