Idioma:

Pen Drive queimado? Saiba como proteger seu dispositivo

14 de setembro de 2010 | Em Dicas | 2,2 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


pen drivePen drive, hoje em dia, é tão comum quanto CD ou DVD, não é mesmo? Eu, particularmente, sempre carrego dois comigo, para garantir que tudo o que eu preciso estará “na mão”. Mas, juntamente com esta mobilidade existe um enorme problema aliado: as portas USB. Como assim? Não são elas que permitem a conexão entre o dispositivo e o computador? Sim, claro. Mas elas também são as responsáveis pela queima do Pen Drive! Não exatamente as portas, mas sim suas ligações internas.

Quando um computador é montado, existem diversos cabinhos dentro dele. Infelizmente, alguns técnicos em informática não estudam a estrutura da placa-mãe (pelo manual de instruções) e ligam de qualquer jeito as portas USB. Desta forma, se o conector de energia estiver ligado incorretamente, advinha: foi-se seu Pen Drive.

Em Lan Houses, por exemplo, é muito comum esse tipo de ocorrência, uma vez que os computadores nem sempre são montados com total segurança, deixando diversos detalhes (testes) em segundo plano.

usb testerMas e para este problema, existe solução? Sim, existe. Um dispositivo semelhante a um Pen Drive foi desenvolvido especificamente para este fim. Ele chama-se USB Tester, e é composto por uma placa de circuito impresso muito simples, com um resistor e dois leds: um vermelho (para indicar problema na porta USB) e um verde (indicando que tudo está OK). É importante o uso deste dispositivo ANTES de “espetar” seu Pen Drive, pois se algo estiver errado você poderá evitar uma tragédia.

Este dispositivo pode ser encontrado à venda na Internet em sites de leilão e comércio livre, e o valor varia de 15 a 30 reais (clique aqui e veja algumas opções).

Você já teve seu Pen Drive queimado por irresponsabilidade de algum técnico que ligou a porta USB incorretamente? Conte-nos suas experiências, e diga-nos o que achou da ideia do USB Tester, se ele realmente funciona, é uma tendência, possui bom preço, enfim, envie-nos sua opinião, utilizando o formulário de comentário abaixo.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana