Idioma:

Internet lenta? Nem sempre!

21 de setembro de 2010 | Em Dicas | 647 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


mulher irritada computadorMuitas das vezes nos queixamos sobre a velocidade de nossa conexão com a Internet: “pelo amor de Deus, que internet chata”, “droga de internet”, dentre outros. Mas você sabia que nem sempre a culpa é, necessariamente, de sua conexão? Vou explicar o porque.

Quando acessamos um determinado site na Web, nosso computador envia e recebe diversos comandos. O provedor de Internet apenas encaminha nosso micro até a rede geral, para ter acesso ao conteúdo infinito. Através de regras de DNS, um protocolo de identificação, são obtidos endereços IP que farão conexão direta com Servidores, outros computadores ligados à internet. Estes são responsáveis pela distribuição dos sites que acessamos.

Acontece que, em dados tempos, o volume de acessos tende a crescer demasiadamente, trazendo transtorno à conexão deste servidor, tornando a navegação no site lenta e comprometida. O mesmo pode acontecer com qualquer tipo de serviço na Internet.

Portanto, antes de criticar sua Internet, procure verificar se o problema não está necessariamente LÁ. E sabe como fazer isso? É muito simples. Procure acessar outros sites. Se eles acessam mais rápido pode saber que o problema não é em seu computador. Agora se você tem 5 downloads na fila, mais um P2P aberto… Aí meu(minha) amigo(a), eu sinto muito, mas milagre só Deus faz :D

Brincamos com esse tipo de dicas porque é algo meio óbvio, mas hoje em dia com a popularização da Internet nem todos entendem como funciona esta rede. Se você conhece, tudo bem. Mas aposto que seu vizinho não sabe tanto quanto você. Então, vale a pena comentarmos a respeito. Afinal, conhecimento nunca é demais!

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana