Idioma:

5 dicas para obter um Som de Qualidade

27 de setembro de 2010 | Em Dicas | 1,6 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


aparelho de somHá algum tempo publicamos aqui no Dicas em Geral uma matéria dizendo sobre os tipos de potência de som, suas virtudes, defeitos, vantagens, desvantagens, dentre outros. Nesta, daremos algumas dicas práticas de como obter o melhor som possível usando o seu computador para conectar em sistemas de som externos, como micro-systems ou home theaters.

1- O cabeamento

Sempre dê preferência a cabos de boa qualidade. Não importa (muito) a marca, pois dependendo desta o preço será maior ou menor. Mas sempre procure observar aqueles cabos que são mais maleáveis (flexíveis), pois estes são mais resistente às torções que, provavelmente, serão feitas.

Os conectores também devem ser muito bem observados, pois estes se estiverem mau fabricados ou posicionados poderão acarretar no desgaste total ou parcial da saída/entrada de som.

Auzen X FiHomeTheaterHD2- A placa de som

Hoje em dia, todos os computadores vem com placa de som onboard (imbutida), que já é uma boa opção. Basta você comprar um confeccionar um cabo com saída P2 (Placa de som) para a entrada do seu sistema de som (geralmente, RCA). No entanto, existem aqueles que querem um som de maior qualidade, potência e regulagem. Para isso existe no mercado diversas opções de placas de som. Vale lembrar que os modelos que oferecem melhores recursos são caros demais, às vezes até mais se comparado com uma placa de vídeo.

3- A conexão

A conexão auxiliar, feita com a junção do P2 com RCA é uma boa opção. Mas vale lembrar que, se seu computador tem saída digital (Coaxial ou Óptica) e seu aparelho de som possui esse tipo de entrada, utilizá-la será extremamente vantajoso. É claro que os custos com cabeamento serão maiores, pois não é qualquer cabo que se pode utilizar neste caso. Por exemplo, o Coaxial é um cabo com conector RCA, mas não é qualquer cabo, ele precisa suportar a força total que passará por ele sem que haja perdas, e no caso o som será transmitido totalmente em link digital. O sistema óptico é um pouco mais complexo, pois enfia o som em sinais digitais de luz, o que garante uma qualidade incrível. E o cabo também deve ser de boa procedência.

4- O sistema de som

Independente do sistema de som adotado, é muito importante saber os limites, qualidades e defeitos. Existe uma grande diversidade no mercado. Escolha sempre aquele que mais condiz com suas necessidades, e jamais abre mão da qualidade. Potência é um quesito a parte. Prefira a qualidade, para que seu som supere todas as suas expectativas.

5- Projetando o ambiente

É muito comum vermos pessoas adquirindo equipamentos de som, principalmente surround, e não sabem onde posicionar as caixas de som. Geralmente, esse tipo de som é dividido em canais, e cada canal deve ser posicionado de forma a proporcionar a correta mistura das frequências, proporcionando a sensação tridimensional. Verifique sempre o manual de instruções se consta este projeto, ou verifique o esquema apresentado abaixo:

posicionamento home theater

Faça isso e aproveite o melhor da Tecnologia audível, que hoje realmente nos surpreende com a sensação de realismo. Nada melhor do que um som de qualidade para assistir aqueles filmes, ouvir as músicas do MP3 ou até mesmo a rádio favorita, não é mesmo? Divirtam-se!

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana