Idioma:

Afinal, você sabe exatamente o que é DirectX?

10 de outubro de 2010 | Em Dicas | 1,2 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Quem joga no computador já sabe: o DirectX tem que estar sempre atualizado e sua placa de vídeo deve suportar uma versão recente. Mas, afinal, você já parou pra pensar: o que é, exatamente, o DirectX? Será que ele é um programa, um driver, um processador, um arquivo? Leia esta matéria e tire suas dúvidas.

O DirectX foi projetado pela Microsoft. É uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, isto é, quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que não só jogos mas também programas que trabalham com elementos gráficos e o respectivo hardware façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuído pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluído diretamente no Windows.

Composição

directx9 xO DirectX trabalha na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, e também administrando objetos. Os componentes que incluem o DirectX são:

  • DirectX Graphics, incluindo dois APIs: o DirectDraw: para desenhos de gráficos 2D. o Direct3D: para desenhos de gráficos 3D.
  • DirectInput: para distribuição de dispositivos de de controle – teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.
  • DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.
  • DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
  • DirectSound3D (DS3D): para a reprodução de sons 3D.
  • DirectMusic: para reprodução de trilhas sonoras ou tocadas no DirectMusic Producer.
  • DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.
  • DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.
  • DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

Resumindo, o DirectX é um conjunto de drivers, ou seja, controladores que permitem maior interação do usuário com a interface gráfica de seu computador, promovendo o uso completo dos recursos de seu processador de imagens.

Versões

A cada nova versão existem novidades e melhores desempenhos para determinados jogos e programas. Por exemplo, um usuário deseja rodar um jogo que é compatível com o DirectX 9.0 ou superior, porém sua placa de vídeo (que possui uma arquitetura e instruções de como executar respectivas versões do DirectX) ainda usa o DirectX 8.0. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que existem somente nas versões a patir da 9.0. Como o usuário ainda está com a versão 8.0, ele não reconhecerá a instrução e dará um “jeitinho” (emulando a instrução). Assim, o resultado final não terá a qualidade total que o jogo ou programa oferece.

Identificando

Para saber qual a versão instalada, vá em Iniciar > Executar (ou tecla do Windows+R). Digite “Dxdiag” (sem aspas). Em “Informações do sistema“, na última linha, haverá a “Versão do DirectX“, onde mostra que versão você está utilizando no momento.

Agora que você sabe exatamente o que é o DirectX e para que ele funciona, aposto que toda vez que instalar um novo jogo ou mesmo jogar aquele game favorito você prestará bastante atenção nos gráficos e verá que tudo a sua frente está sendo emulado por este conjunto de drivers. Interessante, não é mesmo?

placa de videoSua experiência

Se você é fanático por games com certeza já trocou sua placa de vídeo off-board. Com a evolução das placas o DirectX suportado por elas é cada vez mais recente. Já percebeu alguma vez que um mesmo jogo ficou mais bonito com uma placa de vídeo mais moderna? Ou até mesmo quando você formatou do bom e velho XP para instalar o Windows 7, por exemplo, e notou uma grande diferença nas texturas? Deixe sua opinião abaixo.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana