Idioma:

Placa de Vídeo nova – Saiba como instalar

13 de novembro de 2010 | Em Dicas | 9,1 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Você está entrando no mundo dos gamers, e quer entrar com tudo. Para isso, adquiriu uma Placa de Vídeo. Até aí tudo bem. Mas e agora, como instalar esse “negócio”? Calma, não é o fim do mundo. Veja abaixo como é.

Detalhes Importantes

barramento agpAntes de tudo, o que devemos observar é o tipo de placa de vídeo a ser instalada. Se seu computador suporta PCI Express ou AGP ficará exposto no Manual de Instruções da Placa-mãe ou pode ser visto com algum programa de monitoramento de hardware como, por exemplo, o Everest. Visto isso, já é um grande passo. Lembrando que isso deve ser visto ANTES de comprar.barramento pci express

Outro fator importante para se observar atentamente antes de comprar a placa é a sua fonte de energia. Dependendo da placa, será necessário trocar a sua. Por exemplo, minha placa é uma XFX GeForce GTS 250 e exige no mínimo 450 watts reais para funcionar. Se você tem aquela fonte genérica de 450 watts, esqueça. Na verdade, ela não passa fonte dinheirodos 300 watts reais. É melhor por a mão no bolso e adquirir uma mais potente, antes que seu computador acabe comprometido.

Instalação Física

Essa é uma parte muito importante, pois será a instalação propriamente dita da placa de vídeo. Primeiro de tudo, abra seu gabinete utilizando uma chave philips e retire a tampa apenas do lado oposto da placa-mãe.

abrindo gabinete

Agora, devemos retirar uma pequena trava de segurança que se localiza na parte de trás do gabinete, geralmente utilizando dois parafusos. Esta trava é responsável por fixar todas as placas PCI ou AGP do computador.

esquema gabinete atras

Com a proteção retirada, basta retirar a placa de vídeo de sua embalagem e, cuidadosamente, segurá-la pelas laterais, evitando ao máximo tocar na placa de circuito impresso, em algum componente, filamento ou chip. Encaixe-a no barramento e verifique para que a placa esteja inserida até o fim e bem presa. Não se preocupe se ela estiver meio frouxa se empurrada para cima e para baixo (sentidos norte e sul do gabinete), isso será corrigido com a trava de segurança.

instalando placa video 1

Feito isso, parafuse novamente a trava de segurança e a capa do gabinete.

Entrada de Energia Auxiliar

Em algumas placas é possível a existência de um pino de alimentação auxiliar (até dois). Este deve ser utilizado para suprir as necessidades de energia da placa, e a energia vem diretamente da fonte. Geralmente um adaptador acompanha a placa, bastando conectar. Se sua fonte já vir com o conector próprio (6 e 8 pinos) utilize-o(s).

energia auxiliar placa video

Entrada de Som Auxiliar

Você, provavelmente, conhece a famosa saída HDMI. Há casos em que a placa de vídeo necessite “puxar” o som diretamente da placa-mãe. Para isso, precisamos conectar um cabinho numa conexão digital chamada de SPDIF. Isso garantirá que apenas um cabo (HDMI) envie som e vídeo digital para seu televisor. Geralmente o cabo acompanha a placa de vídeo. Do contrário, será muito difícil encontrar a venda avulso no mercado.

cabo spdif placa video

conexao spdif placa mae

Instalação Lógica

Depois de tudo instalado (fisicamente) vem a parte lógica, que é o Software. Em todos os casos, a cd instalacao placa videoplaca de vídeo vem acompanhada de um CD (ou DVD) de instalação. Insira-o no seu drive leitor e siga as instruções do instalador (setup).

Lembrando que boa parte dos drivers disponíveis nos CDs não estão atualizados. Vale a pena acessar o site do fabricante e baixar um driver mais atualizado. Isso garantirá um melhor desempenho nos seus games favoritos.

Boa sorte! :D

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana