Idioma:

Qual a diferença entre os modos “Desativar”, “Hibernar” e “Em espera” no Windows?

13 de dezembro de 2010 | Em Dicas | 760 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


opcoes desligar computadorComo o próprio nome sugere, os modos de espera, hibernação e desativação (ou desligamento) do Windows  descrevem diversos níveis ou estados de inatividade que um computador pode assumir, de acordo com as preferências ou perfil de utilização do seu usuário.

Como todos já sabem, o processo de incialização de um PC (também conhecido como boot) com Windows é um procedimento meio monótono que pode levar de algumas dezenas de segundos, ou até minutos para ser completada (dependendo da versão do sistema operacional e da configuração do sistema). Esse processo pode durar uma eternidade ou, até mesmo, tornar-se um tormento para aqueles que precisam ligar seus PCs para acessar uma informação importantíssima, sem poder esperar quaisquer dezenas de segundos. E foi para minimizar essas situações que foram criados os modos de espera e de hibernação, que colocam o PC em um estado de “sono leve” ou “sono profundo”. A diferença — como na vida real — fica no nível de alerta do dorminhoco e no tempo que ele vai demorar para voltar a ficar de pé e pronto para o trabalho.

E como isso funciona? Isso pode variar de sistema para sistema mas, de um modo geral, no modo de espera o sistema operacional desliga alguns componentes do sistema — como a interface de vídeo, monitor e o disco rígido — mantendo apenas sua memória RAM ligada a todos os dados do sistema, o que pode incluir programas ativos e arquivos abertos. E na hora de religar o sistema, basta reativar os periféricos desativados, que o sistema volta a funcionar em poucos segundos. O grande inconveniente dessa técnica é que ela não deixa de consumir energia ,o que pode ser arriscado, particularmente, nos computadores portáteis. Isso porque muitas pessoas podem esquecer que colocaram seus PCs no modo de espera e, no dia seguinte, descobrem que a bateria está mortinha junto com o resto do PC.

Já no modo de hibernação, o procedimento é parecido com o de espera, só que o conteúdo da memória RAM é descarregado no disco rígido e depois também é desativada, o que reduz ainda mais o consumo de energia. A desvantagem, nesse caso, é que o processo de retorno pode levar um pouco mais de tempo que o modo de espera mas é, com certeza, bem menor que ter que religar o computador.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana