Idioma:

Erro de gravação no CD/DVD: o que fazer?

15 de dezembro de 2010 | Em Dicas | 12,4 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


gravador cd dvdSe descartarmos fatores meio óbvios como hardware com problemas, mídias de baixa qualidade, ou mesmo a combinação das duas, os erros de gravação em CD-Rs ou DVD-Rs podem estar relacionados a um desequilíbrio entre a velocidade com que o gravador registra seus dados na mídia e a capacidade que o PC tem de fornecer tal informação.

Para quem não sabe, o processo de gravação de uma mídia óptica é feito quase que em uma arrancada só, com o feixe de laser marcando as trilhas de dados em um processo constante, contínuo e initerrupto do início até o final do processo. Isso faz com que o PC deva estar preparado para processar e transmitir esses dados de gravação também de maneira constante e ininterrupta sob pena de ocorrer um erro de gravação por falta de dados. Se fizermos uma analogia com o mundo real, imagine que você esteja controlando um incêndio na sua churrasqueira com uma mangueira. Se a água vier diretamente do encanamento da rua e houver alguma interrupção no fornecimento, o fogo pode tomar conta da situação e tudo pode acabar em fumaça.

E o mesmo pode acontecer no mundo dos PCs, principalmente entre aqueles que adoram fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, digamos que o usuário esteja gravando um DVD ao mesmo tempo que ouve música, navega na rede e baixa um arquivo relativamente grande da internet. Ao final desse último processo, o sistema de anti-vírus pode entrar em ação automaticamente para verificar se o arquivo baixado é seguro, o que pode gerar uma repentina sobrecarga no processador e provocar uma parada temporária dos outros programas abertos (incluindo o de gravação de DVDs) fazendo com que o gravador, literalmente, perca o fio da meada, interrompendo a gravação e gerando um erro.

Para amenizar esse problema tanto os atuais softwares e hardwares de gravação de mídias costumam dispor de “buffers” de dados — áreas intermediárias de armazenamento de dados que compensam eventuais interrupções. Esses buffers funcionam como uma espécie de “caixa d’água” ligada no encanamento da casa, o que garante um suprimento constante de água independente da quantidade que vem da rua. Entretanto, se essa quantidade for igual a nada, aí não tem reservatório que dê jeito.

Uma boa dica para minimizar esses problemas seria de dividir o processo de gravação de um CD/DVD em duas etapas. Primeiro: Ao invés de usar programas como o Nero Burning ROM, Infra Recorder ou o CDBurner XP para gravar seus dados diretamente em uma mídia física, utilize-os para criar um arquivo de imagem de CD/DVD, de preferência no formato ISO (.iso). Isso elimina o problema do gravador parar por falta de dados e oferece a vantagem adicional do usuário poder manter uma cópia de segurança do CD/DVD no seu computador para uso posterior.

infrarecorder

Segundo: Com o arquivo ISO criado, o usuário pode utilizar o próprio programa que gerou o mesmo para queimar essa imagem em um disco óptico. Para aqueles que preferirem uma solução mais dedicada, uma boa sugestão é o ImgBurn um utilitário freeware que pode ser encontrado no site www.imgburn.com:

imgburn

Fora isso, alguns cuidados adicionais podem ser tomados como por exemplo, fechar todos os programas ativos e não usar o PC enquanto a mídia estiver sendo gravada e como medida adicional de segurança optar por gravar a mídia numa velocidade menor do que a especificada pelo fabricante, por exemplo selecionar 4X ao invés de 8X no caso de DVD-R ou 16X/32X ao invés de 48X/52X nos CD-R.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana