Idioma:

8 dicas para tirar fotos como um profissional

24 de janeiro de 2011 | Em Dicas | 13,7 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Quer saber como fotografar bem e aproveitar ao máximo os recursos de um retrato digital? Confira nossas dicas!

1 – Preparo físico

Pode parecer mito mas o preparo físico é essencial na hora de fotografar. Tanto máquinas leves quanto pesadas exigem um certo preparo. Não adianta nada ter uma câmera leve como uma pena se sua mão ficará tremendo o tempo todo. Se o equipamento for pesado com certeza seus braços se cansarão rapidamente. Portanto alimentar-se bem é o primeiro passo.

camera digital profissional2- Equipamento

Hoje em dia é muito comum usarmos equipamentos leves para fotografar. No entanto nem sempre este é o melhor. Tirar foto é diferente de tirar uma boa foto. É óbvio que se você quer fotografar com efeitos de foco, ajuste de rosto e outros vai ser preciso investir pesado. Se você é um fotógrafo amador prefira câmeras leves, portáteis, mas que tenha um bom processador de imagem e uma lente reconhecida. Esqueça as telas LCD gigantes. Muitas vezes elas são uma armadilha.

3- Iluminação

estudio fotograficoMuitas vezes o ambiente é muito bem iluminado. Isso é bom, pois sua fotografia será capturada com mais nitidez. Mas e quando o ambiente está pouco iluminado, o que fazer? Bem, o primeiro passo é o flash. Ative-o e utilize os recursos de melhoramento instantâneo de sua câmera. Se necessário utilize refletores para melhorar a luz ambiente. Lembrando que os melhores do mercado são em LED, consomem pouca energia e iluminam muito mais. Em contrapartida são muito mais caros.

imagem desfocada4- Foco

Imagem borrada é problema de foco. Grande parte das câmeras tem ajuste automático de foco. Porém você precisa pressionar o botão Capturar levemente para que ela ajuste. Não se esqueça disso. Antes de apertar de uma vez para fotografar experimente apertar de leve e aguarde o ajuste do foco. Se o ajuste for manual dê ênfase no que está em primeiro plano. O fundo (fora do foco) ficará borrado. Não se preocupe, isso é normal. Para fotografias de perto (menos de 50cm de distância) use o modo Macro para não desfocar.

5- Enquadramento

fotografia caitlin worthingtonAlgumas câmeras oferecem recurso de “tabelar” a tela, mostrando-lhe os pontos mais importantes da fotografia. Prefira sempre o centro e destaque em primeiro plano tudo aquilo que interessa para a foto. Se sua intenção é mostrar o fundo com destaque tire uma foto um pouco de lado. Isso será interessante.

foto vertical6- Imagem na Vertical

Se sua imagem conter maior tamanho na vertical gire sua câmera. Não tenha medo de tirar uma fotografia assim. Depois, se necessário, carregue a imagem no computador e modifique a seu gosto.

7- Cor

cor floresUma imagem diz mais que mil palavras. Uma imagem bem colorida diz mais que mil imagens mal coloridas. Use e abuse das cores. Lembre-se que contraste não significa cor. O que acontece muitas das vezes é que aumenta-se demais o contraste para disfarçar a correção de cores. Existem configurações específicas para cores. Procure-as em sua câmera e software de edição.

imagem zoom8- Zoom

Zoom óptico ou zoom digital? Prefira o óptico. Na hora de fotografar ele fará toda a diferença. Jamais abuse do zoom. Utilize de forma a obter o primeiro plano a longas ou curtas distâncias.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana