Idioma:

5 dicas importantes para quem deseja criar um Blog

12 de fevereiro de 2011 | Em Dicas | 457 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Não é uma questão de modinha. Hoje em dia os Blogs estão cada vez mais profissionais. Alguns, é claro, só exibem coisas fúteis, porém retornam um grande lucro para seus autores além, é claro, da popularidade.

Dicas para criar um BlogE se você quer entrar de vez nesse mundo para começar a valorizar o seu bom e velho português escrevendo, lendo, corrigindo e aprendendo aqui vão algumas dicas importantes, que não podem ser ignoradas por nenhum blogueiro.

1- Nome

Assim como o conteúdo o nome do Blog será fundamental para criar a sua marca na web. É um pouco confuso, ainda mais se você deseja abranger vários assuntos em um mesmo lugar. Neste caso não hesite em pedir opiniões aos amigos, seguidores no Twitter, colegas de trabalho e familiares. Procure conciliar o conteúdo do blog com o seu gosto.

2- URL

Pode parecer meio óbvio mas ainda existem URLs totalmente “sem noção”. O URL é o endereço de seu blog, e será por meio dele que os visitantes poderão acessá-lo. Nada de querer inventar um nome estranho, complexo ou mesmo fugir do contexto. Procure criar algo curto, objetivo e que leve o nome do blog junto.

3- Conteúdo

Escrever sobre seu dia, sua vida, seus relacionamentos? Depende. Se o seu blog for relacionado a este tipo de conteúdo, sim. Do contrário, nem pense em transformar o blog em um diário. Isso tornaria a navegação muito chata, além de fugir totalmente do contexto. O conteúdo, além de bem escrito (ortograficamente) deve ser relevante, exclusivo e chamativo. Nada de fotos de mulheres nuas para chamar atenção. Seja simples, direto e conquiste o público de forma a mostrar que o seu serviço é prestado da melhor maneira possível.

4- Design

Se você está começando agora com um Blog, provavelmente, não saberá muito a respeito de layouts. Os layouts são a estrutura visível do blog que ajudará (e muito) a diferenciá-lo dos demais. Existem milhares de opções disponíveis para Blogs. Não deixe de pesquisar bastante a respeito e escolher o que melhor combina com você. Se possível modifique-o ou peça para algum desenvolvedor criar um layout baseado em suas ideias. O importante é ser inovador!

5- Otimização

Não adianta nada ter um conteúdo interessante e um design inovador se você não tem um blog otimizado, ou seja, com péssimo ranking nos sites de busca e/ou imagens extremamente pesadas. É fundamental estudar os princípios de SEO (Search Engine Optimization) e garantir que seu blog esteja sempre nos primeiros resultados dos mais famosos sites de busca. Desta forma a popularidade irá aumentar e, consequentemente, seu ranking também.

Dica Extra

grafico subindo6- Estatísticas

Pretende, futuramente, oferecer pontos estratégicos de publicidade em seu blog? Então não se esqueça de instalar um plugin de estatísticas o quanto antes. Assim, quando você for montar seu Midia Kit já terá os números confiáveis para informar aos seus anunciantes.

Lembre-se: blog é coisa séria. Você pode ser um sucesso ou um fracasso na Internet. Tudo dependerá de sua dedicação.

Boa sorte a todos! :)

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana