Idioma:

Socorro, meu carro foi hackeado!

18 de julho de 2011 | Em Dicas | 524 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Parece uma frase de filme de ficção, mas acredite: isso está mais perto de ser dito do que se pode imaginar.

Seria mesmo possível um carro ser controlado por um computador? Hackers invadindo sistemas de automóveis com intenções maliciosas? Bom, isso parece coisa de filme de ficção científica. Mas não é. Ao que tudo indica, nossos carros estão cada vez mais vulneráveis, assim como nossos celulares e televisores, por exemplo.

2010 Ford Fusion Sport

Imagine você com um carro de ano 2000 ou mais recente. Bom, a maioria deles já contam com, no mínimo, sistema de injeção eletrônica de combustível, GPS, ar condicionado, leitor de pen drives e cartões de memória, faróis, direção automática, enfim, tudo aquilo que envolve a tecnologia embarcada nos automóveis. Até aí tudo bem. Mas o que controla tudo isso? Um sistema eletrônico. Esta é a vantagem e, também, a maior das desvantagens.

Em um carro onde a maioria dos recursos estão dependentes de um controlador digital está o risco: eles podem ser manipulados. Imagine você inserindo um pen drive com músicas em seu carro, ou até mesmo um CD pirata que comprou (baixou, gravou, tanto faz) e, de repente, seu carro ganhar “vida própria”? Isso indicaria que ele estaria infectado com um vírus.

Vírus para carro?

Surpreso(a) com o nome? Pois é. O futuro promete isso mesmo. Com tantas tecnologias presentes nos automóveis é provável que essa ideia, infelizmente, saia das telas de cinema e parem nos volantes.

De acordo com as tecnologias existentes em veículos de todo o mundo, de maneira geral, veja uma lista com alguns dos principais pontos fracos, que poderiam ser manipulados remotamente:

  • Acelerador
  • Freios
  • Câmbio automático
  • Faróis
  • Controle de Ignição
  • Localização via GPS
  • Ar condicionado
  • Rádio
  • E até mesmo seu celular, conectado via Bluetooth

Não é preciso ser nenhum especialista para ver que, controlando estes pontos de um carro, seria possível causar uma tragédia, não é mesmo? Imagine o carro freando de repente, ou quem sabe até acelerando sem seu consentimento? Faróis desligando, motor não funcionar mais e o pior: sua localização exposta.

Meu propósito não é deixar vocês, internautas e motoristas, desesperados e injuriados. Eu gostaria, apenas, de realçar este lado da Tecnologia.

Pergunta

Se você se sente inseguro(a) em seu computador, sabendo que pode ter alguém lhe monitorando o tempo todo, o que faria se soubesse que o carro que você utiliza todos os dias tivesse controle (quase que) total por um hacker? Quem pagaria pelos acidentes provocados? É a sua e a minha segurança que estão em jogo.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana