Idioma:

Ataque de hacker pode fazer bateria de notebook explodir

26 de julho de 2011 | Em Dicas | 890 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Uma descoberta de invasão coloca em risco um improvável componente do hardware: hackers podem fazer com que a bateria de notebooks Apple se torne inútil ou, até mesmo, sobrecarregá-la até o ponto em que pegue fogo.

O aviso foi feito pelo especialista em segurança Charlie Miller, que afirmou ter conseguido reverter a engenharia das “baterias inteligentes” dos laptops da Apple, o que possibilitaria reprogramar os controladores incorporados ao dispositivo. Miller, que é consultor na Accuvant, planeja documentar sua pesquisa durante a conferência Black Hat, que ocorre em agosto, em Las Vegas (Estados Unidos).

alerta bateria notebookNotavelmente, quando as baterias de ion de lítio usadas em laptops superaquecem, elas podem se romper, causando lesões. Por outro lado, as baterias fabricadas incluem numerosas características de segurança, tais como a capacidade de desligar em caso de superaquecimento, interruptores e circuitos projetados para evitar o superaquecimento.

Miller planeja demonstrar como modificar o firmware da Apple usado por baterias inteligentes, como desativar sua verificação antifalsificação e como reprogramar o firmware da bateria usando “um simples API”, que será lançado publicamente. Apesar de a pesquisa de Miller ter se concentrado em MacBooks, MacBooks Pro e MacBooks Air, ele afirmou que suspeita que as baterias dos notebooks Windows também seriam suscetíveis a ataques de firmware.

Curiosamente, no entanto, a reprogramação do firmware da bateria também pode permitir que um atacante introduza malwares no laptop.

Apesar do aparente vetor de ameaça, o firmware da bateria oferece uma funcionalidade essencial ao fornecer leituras precisas da carga restante de um laptop, tempo de operação e tempo de recarga estimado, além de permitir que a bateria controle a tensão e a corrente que é fornecida por um carregador.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana