Idioma:

A internet cresceu, e agora seus problemas são grandes

21 de janeiro de 2012 | Em Dicas | 708 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Hoje a Internet não é mais novidade. Ela cresceu, e trouxe consigo uma carga de “liberdade” que, agora, tira o sono de muitas pessoas.

Liberdade

A internet trouxe liberdade de expressão para as pessoas. Tanto é que muitos usam-na para dizer coisas que, pessoalmente, não teriam coragem de dizer. Isso traz uma certa coragem que desafia limites.

Os grandes acontecimentos atualmente são: projetos de leis SOPA e PIPA, que prometem acabar com a pirataria na rede mundial de computadores; queda do maior site de compartilhamento de arquivos livre da internet; queda nos sistemas online das forças militares norte-americanas.

Ameaça de bomba

Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam a liberdade de distribuição de conteúdo na internet. O que move, hoje, sites e blogs de todo o mundo são conteúdos piratas. Se no Brasil, por exemplo, os impostos sobre produtos originais são absurdos é claro que o “jeitinho brasileiro” sempre é apelar para o “genérico”. Mas se a corda puxa muito de um lado alguém cai na lama do outro. Ou seja, as produtoras de mídia querem receber seus direitos. A briga está comprada, só falta o “delivery service”. Alguém se arrisca? Duvido.

“Os bons sempre vão primeiro”, diz o ditado

Se o ditado popular já dizia que os bons vão primeiro pode-se dizer que é verdade. A queda do site MegaUpload representa um marco para a história da internet. Não se trata de um simples site de compartilhamento de arquivos, mas do maior de todos eles. O FBI investigou por algum tempo e seus responsáveis estão atrás das grades (não mais atrás das telas).

O mundo virtual, para alguns, significa uma sétima dimensão (se 6 são as que existem, suponho), onde o que lá acontece não interfere no mundo lá fora. Essa é a falsa sensação que a internet pode trazer. O que você diz lá é um passaporte para a sua condenação lá [fora]. Se alguém tem algo a discordar que veja este exemplo do site de compartilhamentos e diga se alguém escapa.

“O forte defende a si mesmo; o mais forte ainda defende os outros

O FBI cumpriu seu dever [?]: fechou o MegaUpload e prendeu os seus responsáveis. Mas se esqueceu que seu domínio é no mundo real. Na internet as leis são diferentes (mesmo que isso pareça improvável). Até mesmo seus sistemas online foram atacados por um grupo de pessoas que, virtualmente, revidaram o caso. O FBI foi forte em defender a si mesmo e os direitos, mas o grupo de hackers Anonymous foi mais forte ainda, defendendo os outros.

3ª Guerra Mundial

Há quem diga que a Terceira Guerra Mundial está começando. Eu discordo. Acho que a próxima guerra não será feita usando sistemas online, mas manipulação da própria natureza. Não pretendo entrar em detalhes sobre isso pois não quero ser taxado como louco. Quando adentramos ao mundo da Ciência e Engenharia notamos o quanto o homem tem a capacidade de controlar as coisas – e sempre usa isso com interesses políticos. Portanto, fim de papo.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana