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Dicas para posicionar sites e blogs nos principais buscadores

7 de agosto de 2012 | Em Dicas | 508 visualizações | Por

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Para democratizar o ensino na Internet e disseminar a formação livre, o projeto #openSEO ensina internautas a obter sucesso nos sites de busca.

open seoA cada dia surgem centenas de sites e blogs no mundo virtual e o número de novos usuários da Internet e das redes sociais não param de crescer. Somente no Brasil já somos cerca de 82,4 milhões de internautas, mais de 500 milhões de pessoas estão cadastradas no Twitter em todo o mundo e 46 milhões de brasileiros no Facebook. Afinal, hoje em dia, todo e qualquer internauta tem liberdade para publicar e compartilhar a informação que desejar. E muitos já estão ganhando dinheiro com isso. Há blogs que se tornaram tão populares que já cobram um determinado valor para empresas que queiram anunciar em sua página.

Mas não é tão fácil assim conquistar as melhores posições nos sites de busca e ser facilmente encontrado pelos internautas. Até porque apenas o Google registra atualmente aproximadamente 110,7 milhões de visitantes em todo o mundo. Além disso, há também uma concorrência desleal porque muitas pessoas e agências costumam utilizar técnicas ‘ilegais’ para ficarem bem posicionados no Google e que vão contra as diretrizes determinadas no site.

Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, disseminar a informação e democratizar a formação livre (grátis e virtual), Diego Ivo, CEO e fundador da Conversion (agência de marketing online com foco em otimizações de sites e conversões) criou o projeto #OpenSEO. O objetivo é oferecer cursos gratuitos sobre como aplicar as técnicas de SEO nos sites e blogs. As aulas podem ser acessadas virtualmente e são produzidas, inclusive, para quem não possui experiência com a ferramenta.

“Tudo o que eu aprendi foi pela Internet. Minha formação profissional se deu em sites, blogs e fóruns e o projeto é uma forma de retribuir esse aprendizado contribuindo para, quem sabe, formar outros profissionais, formar seres humanos que irão trabalhar com SEO”, explica o executivo.

Para se ter uma idéia da importância do mecanismo, nos últimos três meses o Google tem implantado o Google Penguin, que procura eliminar do índice os sites que “abusam da otimização” e que não são muito relevantes para o usuário. “Saem sites desqualificados, entram mais sites que produzem boa informação”, afirma o executivo. Por isso, para auxiliar os novos produtores de conteúdo que estão ou vão chegar à rede mundial da Internet e que desejam estar bem posicionados nos sites de busca, o especialista ensina algumas dicas valiosas.

O seu site entre os primeiros

1. Produza bom conteúdo

- Os textos devem ser totalmente originais (não copie nada!)

- Produza conteúdo que tenha entre 300 e 1.000 caracteres (use o Microsoft Word para contar indo no Menu > Revisão > Contar Palavras)

- O texto deve conter palavras-chave com as quais você gostaria de ser encontrado, em especial nos títulos. Evite repeti-las muitas vezes para não tornar a leitura chata.

- Procure fazer links internos para outros artigos, posts ou páginas de seu site, assim como de outros. Para aprender como fazer links internos, veja http://conv.ly/inlink

- Ilustre bem a página do site ou blog, insira imagens (com a tag “alt” que nomeia corretamente a imagem) e até mesmo vídeos.

2. Não compre nem troque links, produza bom conteúdo

É uma prática comum de sites penalizados pelo Google Penguin a realização de esquema de compra e troca de links, prática que o Google não aceita, uma vez que resulta na manipulação dos resultados.

No entanto, receber links ajuda muito a ficar bem posicionado, mas fique atento: devem ser links naturais e orgânicos, como, por exemplo, o de uma pessoa que achou o seu conteúdo interessante. Links de um site do mesmo segmento têm muito peso para o Google.

3. Faça sites para seres humanos, não para robôs de busca

Infelizmente, pessoas que conhecem as técnicas de SEO as utilizam, muitas vezes, apenas com o intuito de ludibriar os buscadores, alcançando boas posições por meio da manipulação dos resultados. No entanto, cada vez mais o Google tem se aperfeiçoado para localizar e banir de suas páginas sites que alcancem bons resultados desta maneira.

4. Deixe seu site ser compartilhado nas redes sociais

As redes sociais hoje são muito importantes, inclusive para um site ficar bem posicionado no Google. Por isso, sempre ofereça nos textos a opção dos leitores compartilharem nas mídias sociais o link do blog ou do site, bem como a possibilidade de “curtir” e de “tuitar” sua página.

5. Use palavras-chave no título do seu conteúdo

O Google localiza páginas de acordo com palavras-chave. E o elemento mais importante é o título. Por isso, nesse espaço utilize as principais palavras que facilitam os sites de busca identificarem seu site.

Para ficar por dentro dos termos mais buscados no Google acesse a ferramenta Adwords.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



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