Idioma:

Como funciona a tecnologia 3D

28 de março de 2013 | Em Dicas | 1,4 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Hoje é comum encontrar discos Blu-ray ou cinemas que oferecem filmes em alta definição com tecnologia 3D. Mas você sabe o que quer dizer este 3D e porque ele faz com que os filmes “ganhem vida”? Neste texto explicarei como funciona esta tecnologia, de maneira bem simples, e mostrar quais são os diferentes tipos de 3D que você pode encontrar, baseado em uma apresentação do site Terra.com.br.

Tecnologia 3dBasicamente, o 3D é uma ilusão de óptica. No mundo real vemos os objetos em três dimensões (comprimento x altura x profundidade) porque nossos olhos conseguem focar diferentes perspectivas por serem afastados um do outro. Mas como reproduzir esse efeito em uma tela que é bidimensional (comprimento x altura), como a TV, por exemplo? Para isso pensou-se em separar as imagens que cada olho vê, para simular o efeito natural. Surgem assim quatro padrões principais:

Anáglifo – Este padrão é o mais comum, que usa aqueles famosos óculos de cores vermelha e azul. Cada lente filtra o que será passado no olho e apenas obtém a imagem que reflete aquela cor. Com essas duas imagens diferentes, o cérebro é capaz de enxergar a profundidade da imagem. Porém este padrão é considerado prejudicial para longos tempos de exposição, causando enjoos e dores de cabeça. Não é mais utilizado nos novos filmes.

Polarizado – Também chamado de passivo, este modelo é o mais comum em filmes da atualidade. Funciona tanto em computadores quanto cinemas (mas exige alguns equipamentos adicionais). Neste padrão as imagens são projetadas comum ângulo ligeiramente diferente. Assim, os óculos usam “filtragem polarizante” para que cada olho veja uma imagem diferente. Os óculos não possuem lentes coloridas.

Ativo – Ainda não muito comum, este padrão pode representar o futuro da tecnologia 3D. Utiliza um óculos inteligente, controlado eletronicamente, que sincroniza e filtra as imagens de forma dinâmica. Cada imagem é exibida em sequência e não ao mesmo tempo como nos outros padrões. Por isso existem TVs com mais de 100Hz de frequência, sendo que 60Hz já seria suficiente para enxergar uma imagem. A alta frequência permite usar o mesmo tempo para exibir duas imagens completamente diferentes, de forma tão rápida e imperceptível.

Barreira Paralaxe – Este é o mais interessante de todos, pois dispensa o uso de óculos. Neste padrão, uma barreira é colocada sobre a tela, sendo esta um filtro que divide as imagens em ângulos diferentes. Desta forma, pelo distanciamento natural dos olhos, cada um deles visualizará uma imagem distinta, gerando o efeito tridimensional e sem causar efeitos colaterais.

Em breve, no Brasil, será uma realidade a tecnologia 3D nos canais de televisão que vemos hoje. As ofertas de televisores nesta tecnologia serão cada vez mais comuns. Portanto, antes de comprar, lembre-se de cada padrão que existe e foi citado acima. Assista seus filmes e boa diversão!

Fonte: Jornal Paraná Centro

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana