Idioma:

Usando um Pen-Drive para Aumentar a Performance de seu Computador

23 de junho de 2008 | Em Dicas | 1,4 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Usando um Pen-Drive para Aumentar a Performance de seu Computador

Com a chegada do Windows Vista, o novo Sistema Operacional da Microsoft, muita coisa mudou no mundo da tecnologia. À alguns anos atrás, um computador com 512Mb de memória RAM era considerado “bala”, podendo rodar os principais jogos do mercado e utilizar sem nenhum problema ou lentidão o Windows XP. Isso acabou. Rodar o novo Windows Vista com 512Mb de memória RAM é pedir pra passar raiva. Graças as “Novas Tecnologias” empregadas no novo Sistema Operacional, o mesmo ficou muito pesado e necessitando de um computador “potente” para poder rodar tranquilo. O mínimo de memória RAM exigido pela Microsoft, para rodar o Windows Vista sem muitos problemas, é de 1Gb (1024Mb). Mas se você não possui dinheiro para fazer um upgrade no momento e quer rodar o Windows Vista com 512Mb de memória RAM, pode dar uma olhada em um recurso bastante útil no Windows Vista, o ReadyBoost.

O ReadyBoost é uma nova tecnologia que utiliza um Pen-Drive (ou MP3/MP4 Player) para adicionar mais memória RAM (cache) ao sistema. Com ela, você melhora a performance do seu computador e pode dar uma utilidade extra para o seu Pen-Drive. Nesta dica, você vai aprender como usar essa nova tecnologia e com isso, dar uma mãozinha para o seu computador.

Obs.: Recomendamos utilizar esta tecnologia em um computador que tenha, no máximo, 512Mb de memória RAM. Se você tiver mais memória RAM, é possível não perceber diferença alguma com a tecnologia ReadyBoost ativada.

Primeiro, precisamos saber se o seu Pen-Drive é compátivel. Os requisitos mínimos são:

Capacidade mínima de 256Mb e não maior que 4Gb;
Suporte a conexão USB 2.0;
Velocidade de leitura de, no mínimo, 3,5Mb/s gravação a, no mínimo, 2,5Mb/s;
Ter, no mínimo, 64Mb de espaço disponível.
Caso o seu Pen-Drive não seja aceito pelo sistema, a seguinte mensagem irá aparecer:

Primeiramente, “espete” o seu Pen-Drive em alguma porta USB de seu computador e espere o sistema reconhecê-lo. Aparecerá a janelinha da reprodução automática. Clique em “Acelerar meu sistema” e espere abrir as opções.

Com as opções abertas, selecione o quanto de memória disponível você irá deixar para o ReadyBoost. Se você possuir 512Mb de memória RAM, recomendo deixar o máximo possível (ou o total de memória disponível em seu Pen-Drive).

Após clicar em Ok, o Pen-Drive começará a ser usado para acelerar o sistema.

Quando você for remover o Pen-Drive do computador, apenas o cache será perdido. Não há perda de dados importantes, nem prejuízo ou risco ao sistema.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana