Idioma:

Aprenda a criar seu próprio HD Externo

13 de dezembro de 2009 | Em Dicas | 20 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


1 – Identifique os componentes do case

Para começar o processo de montagem de seu disco rígido externo, retire os parafusos da unidade, abra o case e veja como é o sistema de montagem. Cada modelo disponível no mercado é de um jeito, mas todos têm basicamente uma placa controladora, incluem um cabo do tipo IDE e um conector de energia. Localize os componentes.

monte-seu-hd-externo-1

2- Configure o HD e conecte o cabo

O próximo passo do processo de criação do disco rígido portátil é colocar o jumper da unidade de armazenamento na posição Slave (verifique a posição correta da pinagem na documentação que acompanha o disco rígido). Isso vai permitir que você utilize esse Em seguida, conecte o cabo IDE ao disco rígido. Para isso, observe sempre a trava e o chamado pino “cego”, para identificar o lado correto da montagem.

monte-seu-hd-externo-2

3- Conecte o cabo de energia

Agora, conecte o cabo de força. Para saber se está colocando o soquete do lado certo, basta observar o desenho arredondado dos conectores. Além disso, o fio vermelho do conector do cabo sempre fica para o lado do cabo IDE.

monte-seu-hd-externo-3

4- Remonte o case

Fixe a unidade de disco rígido com os parafusos pela parte de baixo e depois feche a tampa do case. Pronto. Sua unidade externa está finalizada. Faça o teste em seu computador. Lembre-se de conectar o cabo USB primeiro e depois ligar a energia.

monte-seu-hd-externo-4

Aproveite o HD do PC velho

Use o disco rígido do computador antigo para montar um HD externo por conta própria. Se o disco rígido de seu computador velho tiver uma quantidade generosa de gigabytes, essa opção será ainda mais atraente.

Você terá gastos com o case para envolver e proteger o HD, mas mesmo assim essa será uma opção mais econômica do que adquirir um disco rígido externo. É possível comprar cases para HD por 50 reais, dependendo do modelo.

Você vai precisar de um chave de fenda Philips e vai levar menos de 30 minutos na montagem. Mas atenção: na hora de comprar o case, verifique se ele é compatível com o barramento IDE e cheque a tensão do alimentador de energia, que tem de ser compatível com a da sua casa ou do escritório.

Depois de montado e antes de ser usado, é necessário formatar o HD para que ele possa funcionar. Essa não é uma operação complicada, mas necessita que você abra o seu computador e conecte o HD como se você fosse utilizá-lo normalmente, crie uma partição e o formate.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana