Idioma:

Organizando e adicionando Favoritos

15 de julho de 2010 | Em Dicas | 710 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


favoritosAdicionando um site aos favoritos do browser:

A opção mais conhecida é ir no menu “Favoritos” e clicar em “Adicionar aos Favoritos”. Mas existe uma opção um pouco mais rápida: as teclas de atalho.

Tecle Ctrl+F para adicionar aos Favoritos do Internet Explorer
Tecle Ctrl+D para adicionar aos Favoritos do Mozilla Firefox

Outra opção parece ser ainda mais rápida. É só clicar em cima da aba do site que está sendo visualizado e arrastar para onde estão os favoritos.

Organizando favoritos nos browsers:
Tanto o Firefox quanto o IE organizam seus favoritos por pastas, clique no menu “Favoritos” e em “Organizar favoritos” para ter um controle sobre todos os seus sites que vc gosta. .

Barra dos favoritos:
Ambos oferecem a barra dos favoritos, que fica logo abaixo dos menus e dos botões principais. Ali vc pode colocar os sites que vc visita com mais frequência para acesso rápido. Ou ainda colocar as pastas para visualização. Essa opção facilita muito a minha vida, já que acesso algumas páginas todos os dias.

Abas:
As novas versões dos navegadores Fifefox e IE disponibilizam a opção de navegação por abas. Antigamente era feita apenas por janelas. Com abas se economiza tempo e memória RAM. Agora vc pode visitar vários sites na mesma janela. A vida de navegador e blogueiro fica muito facilitada com as abas, já que abrimos várias páginas ao mesmo tempo.

Salvando favoritos:
Ao salvar um Favorito, ele fica guardado na sua máquina. Mas para por aí. Se algo acontecer e vc tiver que formatar o PC, os dados serão perdidos (a não ser que vc faça um backup).

Existem várias formas para salvar os seus endereços preferidos da internet:

  1. Salvando os arquivos diretamenteNo Firefox, os Favoritos geralmente estão localizados em “C:Documents and SettingsSEUNOMEDados de AplicativosMozillaFirefoxProfiles” onde o “SEUNOME” é o nome de seu computador, que também pode estar como Administrador. Dentro desta pasta há um arquivo chamado “bookmarks.html” e é nesse arquivo único onde estão todos os seus favoritos do Firefox. Já no Internet Explorer, os Favoritos estão localizados no menu iniciar para fácil atalho. Eles ficam armazenados geralmente em “C:Documents and SettingsSEUNOMEFavoritos” e cada favorito é um arquivo. Para facilitar, vc pode compactar todos os arquivos em um arquivo zip. Dadas as dicas para os dois navegadores, agora é só vc decidir o que fazer com os arquivos. Vc pode enviá-los para o disquete/pen drive, gravar em CD/DVD, etc. Agora vc pode formatar o disco rígido sem se preocupar com a possível perda de dezenas ou centenas de sites favoritos.
  2. Exportando os favoritosÉ uma forma mais fácil do que o ítem acima. Aqui vc pode esquecer a pasta “Documents And Settings” acima. No IE, vá no menu Arquivo / Importar e Exportar e selecione “Exportar Favoritos”. Escolha o destino dos arquivos. No Firefox, vá no menu Favoritos / Organizar Favoritos. Vai abrir uma janela na qual vc tem o controle total sobre os favoritos e suas respectivas pastas. No menu Arquivo desta nova janela tem a opção Exportar. Clique nela e salve o arquivo “bookmarks.html” onde vc desejar. Nesse arquivo estarão todos os seus favoritos. Agora é só vc decidir o que fazer com os arquivos. Vc pode enviá-los para o disquete, pen drive, gravar em CD/DVD, passar pra outro disco rígido etc.
  3. Enviando para um servidor de email/hospedagemÉ uma maneira vantajosa para aqueles que acessam os sites guardados em mais de um computador. Resumindo, vc pode fazer o ítem 1 ou 2 acima e enviar pra onde quiser. Pode ser para seu email próprio (vc envia e recebe no seu email mesmo) ou envia para um servidor de hospedagem de arquivos, como o 4shared, Rapidshare, Easy-Share, DepositFiles etc. Com seu login e senha poderá acessar seus arquivos de qualquer máquina com acesso à Internet.
  4. Adicionando seus favoritos no Googlequem tem conta no Google tem vários serviços grátis que ele oferece, entre eles o “Histórico de Pesquisa“. Tudo que vc digitar no campo de busca do Google fica gravado na sua conta, desde que vc tenha marcado essa opção nas configurações e que esteja logado ao fazer as pesquisas. Se vc achar um site legal vc pode adicionar no Google Favoritos. Ali vc pode marcar favoritos com estrelas, definir marcadores e ver estatísticas. A grande desvantagem é que (por enquanto) vc tem que adicionar os favoritos um a um no Google Favoritos. E a grande vantagem é ter acesso a seus sites preferidos de qualquer computador de maneira privada.
  5. Adicionando seus favoritos no Yahoo – Pra quem tem conta no Yahoo e estiver logado, para acessar os links de qualquer PC. Uma boa opção é importar os favoritos que vc salvou em arquivo em “Import Bookmarks”. O site é bookmarks.yahoo.com.
  6. Adicionando seus favoritos no imera – Essa é uma opção se vc deseja transformar seus favoritos em links públicos. Boa opção se vc tiver um blog ou website próprio e quiser uma divulgação extra. O site é www.imera.com.br. Há a opção para links privados. Em português.
  7. Adicionando seus favoritos no delicious – Essa é opção popular se vc deseja transformar seus favoritos em links públicos. Em inglês. Boa opção para quem deseja compartilhar favoritos com amigos. O site ainda oferece serviços de tags (palavras-chave), lista de desejos, botões em outros sites, botões nos navegadores, etc. O site é http://delicious.com. (Mais Informações)
  8. Adicionando seus favoritos em outros sites - veja a lista.
  9. Importando favoritos – Após ter feito o backup dos favoritos, chegou a hora de recolocá-los no lugar. Essa parte é a mais fácil. No IE, vá no menu Arquivo / Importar e Exportar e selecione “Importar Favoritos”. Depois selecione o caminho aonde vc salvou os favoritos e pronto. O mesmo vale para o navegador Firefox, no menu Arquivo / Importar / Favoritos ou ainda abrir a janela do Organizar Favoritos no menu Favoritos.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana