Idioma:

Centralize o Plano de Fundo de seu Twitter!

15 de agosto de 2010 | Em Dicas | 1,5 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Todo usuário do Twitter, quando vai personalizar seu Perfil se depara com aquele velho problema de alinhamento das Imagens. Por padrão, o Twitter alinha as imagens à esquerda e, dependendo da resolução do monitor, seu plano de fundo fica ótimo ou péssimo.

Imagine se o Twitter permitir o alinhamento ao centro da página? Você faria um plano num padrão que funcionaria com todas as resoluções. É claro que o Twitter ainda não pensou nisso (ou pensou?) e não disponibilizou tal recurso. Mas o Grupo Dicas em Geral tem uma pequena solução para isso.

Vamos mostrar um exemplo:

Abra nosso Perfil no Twitter: @dgnews.

Criamos um fundo especial e aplicamos no perfil para o teste. Pode ser que fique muito estranho à primeira vista, mas depois você verá a diferença ;)

fundo centralizado twitter 1

Bem, a partir de agora lhe mostraremos  uma solução DEFINITIVA para corrigir este problema. Isso mesmo. Não brincamos em serviço e, como prometido, apresentaremos com exclusividade o primeiro tutorial a ensinar o truque. Let’s go.

Mas atenção: até o momento, só funciona no navegador Mozilla Firefox. Portanto, se você ainda não o tem instalado, clique aqui e faça o download gratuitamente.

Um dos recursos muito interessantes do Firefox é a possibilidade de instalar Add-ons, ou seja, plugins que tornam o navegador ainda mais poderoso. E o bacana é que a própria Mozilla (que desenvolve o navegador) possui um repositório online com milhões de extensões. Utilizaremos uma para esta dica, chamada de FoxReplace. Clique aqui para acessar a página de download. Assim que a página carregar, clique no botão verde nomeado Add to Firefox.

imagem centro twitter 1

Por medidas de segurança, o Firefox não instala automaticamente as extensões. Então, você verá uma barra amarela no topo da página. Clique no botão Permitir.

imagem centro twitter 2

Novamente, o Firefox não instalará automaticamente a extensão. Mas desta fez aparecerá uma pequena janela, com breves informações sobre o Add-on. Espere por quatro segundos e clique no botão Instalar Agora.

imagem centro twitter 3

Aguarde até que seu computador faça o download e instale a extensão. Dependendo de sua conexão com a Internet e da carga da rede, o processo pode demorar alguns minutos. Por favor, seja paciente. Caso apareça algum erro, repita os procedimentos descritos acima.

imagem centro twitter 4

Para que o Add-on passe a funcionar, é preciso reiniciar o navegador. Para fazer isso, clique no botão Reiniciar o Firefox que o navegador automaticamente se fechará e abrirá.

imagem centro twitter 5

Assim que o navegador for iniciado, uma pequena janela será exibida no canto superior esquerdo da tela, indicando os complementos que você tem instalado e também que foram instalados novos complementos. Mas, como nosso objetivo é usar o FoxReplace, encontre-o na lista, clique sobre seu título (em negrito) e clique no botão Opções.

imagem centro twitter 6

Uma janela se abrirá. Nesta janela, iremos configurar as opções do Add-on, indicando como ele trabalhará para nós.

imagem centro twitter 7

O primeiro passo é marcar a opção Update from URL, para importarmos as preferências de um dos servidores do Grupo Dicas em Geral (por meio de uma URL), e preencher os campos com as seguintes informações:

URL: http://dicasemgeral.xpg.uol.com.br/twitter-centro.xml

Period (minutes): 1440

Marque (selecione) também as opções Substituir automaticamente no carregamento da página e Substituir endereços (links e fontes de imagem) e clique no botão Fechar.

imagem centro twitter 8

Antes, você abria nosso Perfil no Twitter e aparecia assim:

imagem centro twitter 9

Agora, quando você abrir, aparecerá dessa forma:

imagem centro twitter 10

Isso resolve completamente aquele velho problema de imagens desalinhadas. Exemplificamos acima nosso Perfil no Twitter, mas a dica funcionará com todos os perfis que você abrir. Mas atenção, ela só funciona perfeitamente com Planos de Fundo grandes, maiores ou iguais a 1280 pixels de largura. Porém, se você tem um plano de fundo nestas dimensões, pode ter certeza que qualquer pessoa em qualquer computador o verá com um estilo muito melhor, assim como existem milhares de perfis no Twitter que utilizam belíssimos fundos e que foram projetados para serem exibidos com este padrão criado pelo Dicas em Geral.

Lembre-se de Recomendar a dica para seus amigos, clientes e familiares, para que eles também possam visualizar os Planos de Fundo centralizados e, é claro, valorizar essa rede social que faz parte da vida de (quase) todos nós.

Em breve estaremos adaptando a dica para outros navegadores Web. Acompanhe diariamente o Dicas em Geral, que logo estaremos divulgando as novidades.


ATENÇÃO: Se após o procedimento acima você não estiver conseguindo enviar novos Tweets pela Home Principal do Twitter, siga o passo-a-passo descrito abaixo.

Ainda estamos trabalhando para desenvolver a melhor técnica de tentar passar por cima do erro grave do Twitter ao alinhar os planos de fundo à esquerda. Porém, como nossa Dica está em fase de testes, é possível que ocorram pequenos erros. Um dos pequenos erros encontrados até o momento é que, ao acessar a Home Principal do Twitter, usuários não estão conseguindo enviar mensagens.

Para contornar a situação, clique no menu Ferramentas > FoxReplace > Substituir automaticamente ao carregar a página. Isso desativará as funções do plugin usado para direcionar as rotas ao plano de fundo do Twitter, e você poderá enviar suas mensagens normalmente.

Ou, se você preferir, poderá optar pela ferramenta TweetDeck e enviar seus tweets à partir dela. Existem outras demais ferramentas que auxiliam a você “tuitar”. Até que possamos trabalhar e aprimorar nosso sistema, poderá ser uma excelente oportunidade para que você conheça outras ferramentas online que tornarão sua experiência com a rede social ainda melhor.

Fique de olho que, esta semana, publicaremos diversas dicas sobre Twitter! ;)

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana