Idioma:

10 passos para ganhar habilidade no Photoshop

6 de julho de 2011 | Em Dicas - Photoshop | 497 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Quando abri o Photoshop pela primeira vez lembro perfeitamente da seguinte cena: eu olhava pra ele, ele olhava pra mim, aquilo era coisa de outro mundo. Putz, nem sabia por onde começar e só fui realmente mexer dois dias depois.

Achou engraçado? Mas é assim que muita gente se sente quando abre o Photoshop pela primeira vez: mais perdidos que cachorro que caiu do caminhão de mudança. ;o)

Brincadeiras à parte vamos ao que interessa. Neste artigo, mostro passos simples para que você gradualmente aprenda a tirar o máximo proveito deste poderoso editor de imagens.

bild5[1]Ansiedade: Depois de instalar o Photoshop é natural a vontade de criar aquele efeito bacana que vimos em um tutorial. Mas não se empolgue ou você pode se perder por completo. Antes de mais nada, você precisa conhecer o aplicativo e saber onde fica cada ferramenta.

Comece pelo básico: Navegue pelos menus, janelas, barra de ferramentas e veja o que o aplicativo oferece em termos de variedade de recursos.

Tenha calma: Nem pense em começar por tutoriais avançados, mesmo que sua vontade seja enorme, avance um passo de cada vez  ou você corre o sério risco de desanimar logo no início.

Criações simples: A melhor maneira de aprender a lidar com as ferramentas disponíveis é exercitando e pra isso temos uma série de tutoriais básicos para você se familiarizar com o aplicativo. Abra uma fotografia e experimente trocar as cores e aplique filtros para conhecer os resultados.

Seleções: Pode não parecer, mas dominar as ferramentas de seleção é extremamente importante para qualquer trabalho. É praticando que se obtém os melhores resultados.

Jamais desanime: Se não conseguiu seguir um tutorial, não desanime. A expressão “Tentativa x Erro” está presente em tudo, e não seria diferente no Photoshop. Observe e releia atentamente o tutorial para ver se não pulou alguma etapa e refaça com calma.

Concentração: Esta dica serve como complemento à dica anterior. Desligue-se das coisas à sua volta, coloque uma música bem baixinha, só para quebrar o silêncio total. Feche todas as janelas em seu computador INCLUSIVE  MSN. Seja rígido nesse aspecto, pois você não conseguirá se concentrar com janelinhas pulando a todo o momento.

Exponha: Crie um blog e mostre seus trabalhos. Esta é uma ótima ferramenta de avaliação porque as pessoas poderão dar sugestões e fazer críticas construtivas sobre seus trabalhos.

Existe conteúdo fora da Web: Com centena de milhares de artigos e tutoriais publicados , a web se tornou uma fonte maravilhosa de informação, mas isso não é o bastante. Compre livros e revistas sobre o aplicativo, pois com certeza você aprenderá recursos importantes que não se encontra facilmente pela web.

Sua metodologia: Este ponto vou deixar em aberto para que você mesmo analise a maneira que conduzirá o seu aprendizado. Recomendo que siga os passos acima como um guia para começar, mas à partir dele você pode criar sua própria metodologia de estudos e trabalho.

E você? Que métodos utiliza para aprender a trabalhar com o Photoshop?

Abraços e até a próxima.

Apaixonado pelo Photoshop desde a versão 7.01, este mineiro que vos fala, sempre gostou de compartilhar seus conhecimentos. Trabalho com manutenção de computadores e ministro aulas para alunos da melhor idade.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana