Idioma:

Mac App Store traz maior facilidade para comprar e atualizar programas

8 de janeiro de 2011 | Em Mac OS | 339 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


mac app storeCom o lançamento da Mac App Store pela Apple, os usuários de Mac têm à disposição uma verdadeira loja virtual para adquirir softwares desenvolvidos para a plataforma. A novidade segue o mesmo conceito já empregado nas App Store para iPhone, iPad e iPod Touch. Para ter acesso ao aplicativo da Mac App Store, é preciso ter instalada a versão 10.6.0 do Mac OS X ou superior. A instalação que dá o acesso à loja virtual é feita a partir de uma atualização do sistema operacional através do “Software Update”.

update mac app storeApós ter executado com sucesso a atualização, será criado automaticamente um atalho para o aplicativo da Mac App Store no menu principal e também um atalho na barra de ferramentas. Além de permitir a aquisição de novos programa para o Mac, o gerenciador da loja virtual se encarregará de administrar as atualizações dos programas que forem instalados por intermédio dele, da mesma forma que acontece no iPhone, por exemplo. A atualização poderá ser feita individualmente ou, se o usuário preferir, todos ao mesmo tempo.

Para facilitar a seleção dos aplicativos, eles ficam organizados em categorias, mas também é possível usar a ferramenta de busca no próprio programa.

Para cada aplicativo, há uma descrição detalhada sobre as funcionalidades, requisitos básicos para o seu funcionamento, screenshots das telas, informações sobre o fornecedor do software e comentários.

categorias mac app store

Para adquirir algum aplicativo pago, basta clicar “Buy”. Quando o aplicativo estiver disponível para download gratuitamente, o indicador de valor aparecerá como “Free”. O passo seguinte é realizar a autenticação na Apple Store.

detalhes mac app store

Após a instalação de um software disponibilizado pelo Mac App Store, o aplicativo da loja virtual irá exibi-lo com o status de instalado. A ideia é facilitar a visualização dos programas já baixados pelo gerenciador, assim como verificar atualizações.

adquirir mac app store

Mas as comodidades para os macmaníacos não param por aí. Instalado o Mac App Store, sempre que o usuário tenta abrir um arquivo de formato desconhecido, o gerenciador se encarrega de pesquisar e recomendar download do programa mais apropriado para visualização do arquivo. De acordo com a Apple, o usuário pode instalar os aplicativos adquiridos em cada Mac que estiver usando. Esse recurso é muito útil quando o usuário troca de equipamento, já que dispensa a reinstalação dos aplicativos adquiridos para outra máquina.

O potencial extraordinário do serviço vai muito além de alavancar vendas e dar visibilidade à Apple. A novidade promete trazer mais comodidade aos proprietários de Mac, pois os aplicativos e lançamentos estão sempre à disposição. Além disso, desenvolvedores de software podem criar aplicativos para o Mac OS X e enviá-los para o Mac App Store.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana