Idioma:

Será o fim do e-mail dentro das empresas?

22 de janeiro de 2013 | Em Matérias | 309 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Um estudo recente feito pela McKinsey & Company com mais de 4 mil executivos de todo o mundo mostrou que as empresas que adotaram as tecnologias sociais ao dia-a-dia não só conseguiram novas oportunidades como também aumentaram sua participação de mercado.

Este estudo reforça iniciativas recentes de empresas que estão substituindo gradativamente o uso do e-mail interno por ferramentas sociais, como por exemplo, redes sociais corporativas.

emailA Atos Origin, uma empresa global de serviços de tecnologia da informação que emprega 50.000 funcionários, espera atingir o alvo de zero e-mails internos até 2014. A iniciativa visa aumentar a produtividade interna, acabando com a troca de mensagens que atingiu “níveis insustentáveis” na companhia.

Thierry Breton, CEO da empresa, afirma que os gestores gastam em média de 5 a 20 horas semanalmente lendo e respondendo e-mails. “Nós implementamos uma série de ferramentas de colaboração e plataformas de socialização, para compartilhar e documentar ideias”.

Rafael Ramos, sócio-diretor da Agência Trii, responsável pela plataforma de rede social corporativa SuaRede, considera radical a medida, mas admite que as redes sociais corportivas contribuem para a dimunição do uso do e-mail interno. “O e-mail corporativo comprovadamente não é a ferramenta mais adequada para comunicação interna. Quem nunca presenciou casos como mensagens perdidas, destinatários errados, conhecimentos que se perdem com a rotatividade de profissionais?”, afirma o sócio-diretor.

Ainda segundo Ramos, a ferramenta por si só não deve ser implantada de forma isolada, mas alinhada a um grande projeto que promova maior colaboração entre os profissionais e que dissemine conceitos de arquitetura de informação. “Uma rede social corporativa implementada sem uma análise criteriosa da arquitetura da informação tenderá ao fracasso em pouco tempo”, afirma.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana