Idioma:

A era dos smartphones no Brasil e no mundo

28 de março de 2013 | Em Matérias | 481 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Celular, hoje em dia, já é sinônimo de ultrapassado. Uma nova palavra surgiu para identificar os aparelhos mais evoluídos: smartphone. E você sabe exatamente a diferença entre um celular e um smartphone? Se não sabe, é natural ter esta dúvida, já que o mercado simplesmente “empurra” os lançamentos às prateleiras e nos deixa confusos com tanta novidade. Vou escrever a respeito para que você entenda a diferença e, também, saiba por que eles fazem sucesso nesta era digital.

SmartphonesO primeiro passo para identificar quando um aparelho é apenas celular ou smartphone é observando sua lista de recursos. Geralmente eles possuem estas características: acesso à internet via 3G, suporte à instalação de aplicativos diversos, sinal GPS, conexão Bluetooth, câmera de 2 Megapixels ou mais e a sincronização direta dos contatos do e-mail, Facebook e Twitter com os contatos da agenda. Obviamente que existem aparelhos com muito mais recursos, mas estes são os mínimos para ele ser considerado um smartphone de fato.

Por mais difícil que seja de acreditar, os smartphones já existem no mundo há, pelo menos, 20 anos (segundo o site CulturaMix). E como só recentemente eles começaram a fazer sucesso no Brasil? A resposta para esta pergunta pode ser baseada em vários fatores, mas o principal deles é o preço. Em 2006, por exemplo, um smartphone da Nokia não era vendido a menos de R$ 2 mil. Hoje em dia você encontra vários modelos à venda custando menos de R$ 500. Com preço baixo e vendas em alta, o mundo mobile já é um importante setor da tecnologia, devido à sua grande acessibilidade.

No mundo da tecnologia uma inovação impulsiona outra. Com o constante crescimento dos usuários de smartphones as redes 3G se fortaleceram – e logo a 4G dominará. E com essa evolução das redes móveis, a evolução da internet, dos sites e principalmente das redes sociais também foi uma consequência. Pare para pensar em como tudo está conectado e, mesmo sem um computador, é possível compartilhar suas imagens, textos e frases preferidas na internet, tudo pelo próprio smartphone.

Esta era digital, impulsionada pelos dispositivos móveis, está cada vez mais forte porque tem como objetivo conectar as pessoas. E nada melhor do que usar algo que elas carregam sempre no bolso para permitir que se comuniquem de diferentes formas, com diferentes pessoas, nos mais diversos lugares! Eu acredito que esta é uma era onde estamos vivendo apenas o começo. Este é o futuro, e ele já começou.

Fonte: Jornal Paraná Centro

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana