Idioma:

Pesquisa mostra as principais diferenças comportamentais dos CEOs

13 de maio de 2013 | Em Curiosidades | 371 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


A divisão de Pesquisa da Hogan Assessments– representada no Brasil pela consultoria Ateliê RH, distribuidora nacional dos testes Hogan– publicou um estudo que mostra as principais diferenças entre CEOs e profissionais que não ocupam este cargo de liderança nas empresas.

CEO Joe KennedyA pesquisa foi realizada na Nova Zelândia, com base em três dimensões distintas: o “lado luz” da personalidade, isto é, aquilo que se evidencia no comportamento cotidiano destes executivos, seus valores e o “lado negro” — quando suas características mais brilhantes tornam-se seus piores defeitos.

“Os CEOs não são como os mortais gerentes. São muito mais ambiciosos, competitivos e confiantes do que qualquer outro profissional. São focados em obter resultados, e obviamente, gostam de estar no poder, de ter status e de estar no topo. Mais do que qualquer um de nós, os CEOs são completamente voltados ao trabalho e são mais sérios que divertidos. Eles são praticamente a representação da palavra foco”, afirma Roberto Santos, sócio-diretor da Ateliê RH.

Características positivas

Em geral, os CEOs são pessoas estáveis, maduras, competitivas, socialmente competentes, voltadas a resultados, um pouco mais criativas e muito mais conscientes do momento em que se encontram do que qualquer outro profissional. A partir de uma perspectiva evolucionária, isso faz muito sentido – CEOS são pessoas que têm um enorme senso do cenário político, quem devem conquistar e quem não pode ser derrubado tão facilmente.

Valores

Os valores dos CEOs também mostram uma mistura entre estabilidade e mudança. Estes executivos são mais conservadores que a maioria das pessoas –respeitam a hierarquia e a tradição mas, ao mesmo tempo, são voltados a novidades e inovações.

As “subtribos” de CEOs

O estudo também classifica algumas “subtribos” dos CEOs, ou seja, grupos de executivos que se assemelham por suas características. Veja:

Os Alfas – Os CEOs “Alfa” são caracterizados por um alto nível de energia e ambição, e são o grupo mais dinâmico. Eles têm as características clássicas de um líder – são interessados em resultados, status, hierarquia e pelas atividades comerciais de base da empresa. Também são bastante criativos e inclinados ao risco. Esse grupo também possui características que fazem com que sejam pessoas de fácil acesso, inspiradores e hábeis na formação de alianças.

Os “Cérebros” – A principal característica desses líderes é sua inteligência acima da média. Se os Alfas tiveram uma grande contribuição do seu carisma e foco para chegar à liderança, os “Cérebros” chegaram lá por serem mais espertos e por serem especialistas em seu campo. Confiantes e bem comportados, são menos interessados em poder e posição que os Alfas e mais atraídos por questões técnicas e comerciais. São bem analíticos e focados. Algumas pessoas tendem a ter a imagem de que esses líderes são tecnocratas.

Os Pragmáticos – Esses CEOs costumam ser práticos, bastante realistas em suas visões, e até um pouco duros. São menos sociáveis e mais reservados, e são pouco suscetíveis aos sentimentos das outras pessoas, a hesitações ou a indefinição quanto a um número de possibilidades. Eles não costumam ficar paralisados sem conseguir tomar uma decisão, mas também não escolhem um caminho a seguir de forma precipitada. São sensíveis e não gostam de se arriscar. Não são carismáticos como os Alfas e podem ser considerados pessoas difíceis.

Os descarriladores

O estudo também levou a determinar os principais fatores que podem atrapalhar a carreira de um CEO. De maneira geral, a pesquisa identificou dois comportamentos que tiram estes executivos dos trilhos do sucesso. Veja quais são:

Os arrogantes – pessoas cujo perfil se destaca pela arrogância são –acredite– muito carismáticas, chamados de “líderes natos” por algumas pessoas, e têm muita energia para o trabalho. Entretanto, em situações em que se sentem ameaçadas, revelam seu pior lado: esperam admiração e sucesso em tudo o que fazem. Se suas expectativas não são alcançadas explodem em reações narcisistas. O excesso de autoconfiança conduz essas pessoas à recusa em aceitar seus fracassos e erros, tornando difícil o aprendizado, além de sobrar culpa para quem estiver por perto.

Ainda que esses CEOs atraiam muitas pessoas – afinal, gostam de testar limites e aceitar riscos, por outro lado, o time tende, com o tempo, a se cansar deles. Esses executivos têm dificuldade em gerenciar o seu tempo, constantemente sobrecarregam seu staff e tomam atalhos.

Os melodramáticos – esperam sempre ser o centro das atenções e são bons em chamar atenção sobre si mesmos. Eles têm um bom perfil para carreiras que pedem uma intensa exposição pública com talentos para a dramaturgia aplicada. Entretanto, esses profissionais também são péssimos ouvintes, impulsivos e imprevisíveis; como gestores acabam não dando espaço para seu pessoal brilhar, pois os holofotes precisam tem apenas um foco – sua grandiosidade.

Como CEOs, esses profissionais tendem a ser bastante carismáticos, e gostam de ser o centro das atenções. No viés negativo, são descritos como péssimos gestores de pessoas, por exercerem grande pressão na equipe.

Para ter acesso ao conteúdo integral da pesquisa, acesse: http://www.hoganassessments.com/sites/default/files/CEOs_Arent_Like_Us_R3.pdf

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana