Idioma:

20 Mitos Sobre HDs Respondidos

19 de outubro de 2009 | Em Matérias | 2,1 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


manutencao-hd01 – FORMATAR MUITAS VEZES O HD PODE CAUSAR FALHAS?

Para responder esta pergunta, primeiro temos que saber o que é formatar um HD. Para usuários leigos, ensino que formatar um computador é “zerar” o HD. É pegar toda a informação do HD, “jogar fora” e começar tudo do zero, reinstalando sistema operacional, programas, jogos, etc. Se minha explicação parar por aqui, você poderia pensar que o ato de formatar um HD pode ser muito desgastante para o mesmo, pois iria regravar todo o HD, zerando-o. Mas as coisas não são bem assim. Lembram do post sobre o funcionamento de um computador? O HD foi comparado a um arquivo, e se formos seguir essa linha de raciocínio, vamos chegar a conclusão de que todo arquivo tem um índice, então, o HD também tem um índice, que é a chamada MBR (falaremos tecnicamente dela em posts futuros), mas resumindo, ela é o índice do HD, nela está armazenada o “endereço” que se tem que tomar para achar determinado arquivo no HD. Quando formatamos o HD, não fazemos o desgastante processo de zerar o HD inteira. Apagamos somente a primeira trilha do HD, que é onde está localizada o MBR. Resumindo: Formatar o HD não é desgastante para o mesmo, pois ao formatá-lo você não vai alterar o HD inteiro, somente uma única trilha.

02 – FORMATAR UM HD PODE CAUSAR DEPÓSITOS DE POEIRA OU OUTRAS PARTÍCULAS, PODENDO FORMAR SETORES DEFEITUOSOS ( BAD BLOCKS )?
Apenas um mito, Não existe qualquer correlação entre formatar um HD e o fato de entrar sujeira em um HD. Todo HD tem um filtro para limpar o ar que entrar no HD. De fato pode acontecer alguma avaria com o filtro e entrar poeira em um HD, mas isto não tem nenhuma ligação com uma formatação.

03 – FORMATAR O HD PODE GASTAR A AGULHA?
A formatação, exige muito pouco do disco do HD como foi explicado no ítem 01, e também não exige muita coisa da agulha, pois é feita de forma contínua, fazendo a agulha se mover muito menos do que em condições normais de uso.

04 – DESFRAGMENTAR O HD PODE CAUSAR DANOS AO HD?
A desfragmentação de HDs será explicada detalhadamente em algum post futuro, mas basicamente consiste em pegar arquivos que estejam fragmentados, ou seja: despedaçados, com metade do arquivo em um pedaço do HD e a outra metade em outro local, e corrigí-los, deixando-os de forma contínua. Se formos pensar no ato da desfragmentação isoladamente, sim, ele é bem stressante para o HD, causa um desgaste maior do que se estivéssemos usando-o normalmente. Mas se formos pensar em longo prazo, veremos os benefício da desfragmentação. Unindo os arquivos que estavam despedaçados no HD, fazemos com que as agulhas se movimentem menos para ler um arquivo, o que ocasiona um menor desgaste e uma maior velocidade de leitura. Resumindo: Desfragmentar o HD causa um desgaste um pouco maior no HD durante a desfragmentação, mas trás tantos benefícios a longo prazo que este desgaste se torna um mal necessário.

05 – SE O HD TEM SETORES DEFEITUOSOS, FORMATAR PODERÁ CAUSAR O APARECIMENT0 DE MAIS SETORES DEFEITUOSOS?
Não, se um HD tem setores defeituosos, o ato de formatá-lo não irá estragá-lo mais ainda, se os setores defeituosos estão ocorrendo é porque algo não está normal no HD, logo, já está na hora de trocá-lo. O que acontece é que ao formatar um HD, alguns setores defeituosos são “desmascarados”, ou seja, eles já existiam antes da formatação, mas não eram detectados.

06 – BAIXAR MUITA COISA DA INTERNET PODE REDUZIR A VIDA ÚTIL DO HD?
O fato de baixar alguma coisa da internet não faz o uso do HD aumentar. Desde que ligamos o computador, o HD está em constante movimento, não importa se estamos baixando alguma coisa da internet ou não.

07 – ENERGIA INSUFICIENTE OU CORTES DE ENERGIA PODEM CAUSAR SETORES DEFEITUOSOS?
Se você já utilizou uma fonte de baixa capacidade em um computador muito “beberrão” você já saberá a resposta. O computador (principalmente o HD) na falta de energia simplesmente não liga. Não tem como ligar um HD com metade da “potência” por causa de uma fonte ineficiente, ou ele funciona ou não funciona, logo isso não passa de um mito.

08 – FONTES DE ENERGIA DE BAIXA QUALIDADE PODEM MATAR LENTAMENTE O HD?
Como foi dito no item anterior, ou o computador funciona ou não funciona. Se a fonte for de baixa qualidade e deixar uma tensão muito alta passar para o HD, ele irá queimar na mesma hora, mas não morre lentamente por falta de qualidade de fonte.

09 – O HD PODE FICAR REINICIANDO POR QUEDAS RÁPIDAS DE ENERGIA?
Não, o HD não “reinicia”, se ele for desligado por falta de energia (ou por qualquer outro motivo) ele irá travar o computador, e só será ligado novamente quando o computador for reiniciado, ele não faz isso de forma automática.

10 – O QUE SÃO OS ESTALOS QUE O HD EMITE?
Isto pode ser tanto um sintoma da recalibração térmica do HD, como também de batidas da agulha nos pratos. Em ambos os casos, esses estalos são prejudiciais ao HD.

11 – OS ATUADORES DA CABEÇA SÃO ACIONADOS POR UM MOTOR, ESSE MOTOR PODE FALHAR DEVIDO AO USO EXCESSIVO?
Atualmente os atuadores dos HDs são acionados por eletromagnetismo, motores não são mais usados em HDs. Então, o HD não irá falhar por problemas no motor, pois o HD não tem nenhum motor.

12 – O ATO FREQUENTE DE ESTACIONAR AS CABEÇAS DE LEITURA/ESCRITA PODE DANIFICAR O MOTOR?
Mais uma vez pergunto, que motor?

13 – O HD SE AUTODESLIGA QUANDO ESTÁ EM REPOUSO?
Não, o prato do HD está girando o tempo todo. A única forma de desligar o HD com o computador ligado é ativando esta opção no “Gerenciado de Energia do Windows”, que desliga o HD após certo tempo de inatividade.

14 – É MELHOR DESLIGAR O HD QUANDO PUDER PARA EVITAR DANOS AO MOTOR?
Como dito no item anterior, o prato do HD se mantém em constante rotação desde o momento em que o computador é ligado. Portanto a única forma de desligar o HD é ativando a opção de economia de energia, mas isto não é recomendável, pois é mais desgastante para o HD em geral aumentar a velocidade de rotação do prato do que deixá-lo em permanente rotação.

15 – CORTES DE ENERGIA NÃO PROGRAMADOS PODEM CAUSAR SETORES DEFEITUOSOS?
Antigamente a agulha era estacionada no HD por um comando do computador, o que demanda energia, logo um corte na energia poderia causar setores defeituosos. Atualmente, as agulhas são estacionadas assim que a energia é desligada, o que previne estes setores defeituosos.

16 e 17 – ALGUNS SETORES DEFEITUOSOS SÃO VIRTUAIS E PODEM SER REPARADOS AO FORMATAR O HD?
Um setor defeituoso (bad block) é um setor que não pode ser escrito ou lido de maneira correta. Isso se deve a problemas de mídia corrompida ou a um dano físico. Setores defeituosos não podem ser corrigidos por nenhum software ou formatações. O que normalmente ocorre é que existem setores “de reserva” no HD, que substituem os setores ruins durante uma formatação, mascarando as falhas do HD. Vale lembrar que setores defeituosos são indícios de que algo não está normal com o HD, portanto, requerem uma atenção especial.

18 – DEVO FORMATAR O HD TODO MÊS PARA AUMENTAR A PERFORMANCE?
O sistemas operacionais se “autodestroem” com seus registros inválidos, corrompimento de arquivos, etc. Há uma teoria na computação que diz que as pesquisas científicas fazem o poder de processamento de um CPU dobrar a cada 18 meses, ao contrário do sistema operacional, que perde 50% de sua performance a cada 18 meses. Formatar o PC para corrigir falhas do sistema é bom de tempos em tempos, mas não necessariamente a cada mês. Uma, ou duas vezes no ano já está de bom tamanho, só temos de ter o cuidadode desfragmentar o computador todo mês e usar programas como o CCleaner.

19 – O HD SÓ PODE SER INSTALADO EM POSIÇÃO HORIZONTAL?
Não, a gravidade não altera o funcionamento de um HD, eles podem ser instalados na horizontal, vertical, diagonal, de cabeça para baixo… o único cuidade que temos de ter é para que nenhum condutor de eletricidade feche curto com a placa lógica do HD.

20 – PARA SE USAR UM HD NA POSIÇÃO VERTICAL, DEVO PRIMEIRO FORMATÁ-LO NA POSIÇÃO VERTICAL?
Você não precisa repintar seu quarto para mudar um móvel de lugar, não precisa comprar outra televisão para mudar de canal, não precisa mudar o peteado para trocar de roupa, por que com os HDs seria diferente?

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana