Idioma:

Na hora de compactar… RAR ou ZIP?

19 de outubro de 2009 | Em Matérias | 4,5 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


arquivo-compactadoNa hora de compactar algum arquivo, quem se sai melhor? RAR ou ZIP? O blog fez um teste, fique sabendo o resultado!

Como fazer um arquivo de 4,8 GB caber em um DVD de 4,4 GB? Provavelmente você já passou por essa situação: ter baixado um arquivo grande e por muito pouco não conseguir gravá-lo em algum CD. O jeito mais simples de resolver esse problema é compactar o arquivo para reduzir seu tamanho, porém dependendo do tipo de arquivo e do tipo de compressão você não terá resultados animadores.

O que fizemos foi simples, baixamos um jogo de 4,8 GB e com um dos compactadores mais conhecidos do mercado, WinRAR, comprimimos o arquivo para o tipo RAR. O resultado foi um fiasco, o programa conseguiu reduzir apenas 50 MB do arquivo, passando para 4,75 GB, isso significa que não adiantou nada realizar o processo e perder 1 hora de trabalho.

Logo, tentamos compactar com outro programa muito conhecido, o WinZip. O processo foi mais rápido, demorou 40 minutos, porém o resultado também não foi o esperado. O arquivo foi reduzido igualmente em 50 MB, novamente perdemos tempo.

E agora? O que fazer? Não desistimos, desta vez tentamos utilizar um compactor menos conhecido, 7-Zip, 100% gratuito e em Português. A taxa de compressão do novo formato 7z apresenta uma melhora de até 50% em relação ao ZIP. Desta vez, ironicamente, os 4,8 GB passaram para 4,78 GB, redução de míseros 20 MB, sendo que demorou 1 hora e 20 minutos.

Tempo perdido! Não conseguimos gravar o jogo!

O 7z realmente apresenta um grau de compactação melhor do que o ZIP, fizemos o teste em um arquivo isolado .exe de 21,9 MB, e, surpreendentemente o tamanho do arquivo passou para 4 MB, uma redução de mais de 50%. No formato ZIP o mesmo arquivo foi para 5,6 MB, uma diferença que parece pequena, mas que faz diferença.

A explicação da diferença de comprimir um jogo de quase 5 GB e um arquivo isolado de 21,9 MB é o tipo de arquivo, que interefe e muito na hora da compressão. Se você for comprimir uma música ou vídeo por exemplo, o resultado não será dos melhores.

Mas, existe um programa chamado KGB Archiver, conseiderado o melhor compactor do mundo, ele é capaz de reduzir em 90% um arquivo. É inacreditável! Em um teste, um arquivo de 449 MB passou para 1,47 MB, isso significa que caberia em um disquete, realmente não dá pra acreditar. O grande problema desse programa é que demora muito, muito mesmo a compressão, podendo chegar à 24 horas ou mais dependendo das configurações do computador.

O jeito mesmo de gravar o jogo é utilizar algum programa que divide em vários CDs, ou se preferir, utilizar o KGB. Você escolhe se deseja passar horas no computador e conseguir resultados fantásticos ou divir em CDs, que partilcularmente é a melhor opção para usuários domésticos.

Para arquivos não muito grandes, utilize o WinRar, WinZIP ou o 7-Zip. Esses são os mais recomendados para usuários domésticos.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana