Idioma:

A Pirataria

19 de outubro de 2009 | Em Matérias | 161 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


brasil-piratariaHá um tempo saiu uma reportagem na Super Interessante afirmando que sim. Vamos analisar os fatos.

Antigamente, as gravadoras processavam os internautas pelo download de músicas com direitos autorias, hoje, já desistiram. Em abril deste ano, os criadores do The Pirate Bay foram condenados pela Suécia em quase 4 milhões de dólares. E essa semana, o RapidShare também foi condenado em 34 milhões de dólares.

Todos esse fatos mostram que sim! A pirataria venceu. Mas, como isso é possível se existem diversos processos contra sites famosos? Essa é a questão. O desespero das gravadoras chegou a tanto, que acabam processando o que podem, contudo, tal fato indica que não há mais controle do compartilhamento entre os usuários internautas. Todavia, nós sabemos o prejuízo que a pirataria com fins comerciais acarreta. O assunto do artigo em questão visa o usuário doméstico, sem intenções lucrativas.

No Brasil, estima-se que 45% das pessoas com internet em casa, realizam download de músicas e filmes. Na China, o número é gigante! 99% das músicas são piratas no país. Já nos EUA, a Justiça finalmente reconheceu que um download ilegal não equivale a uma venda perdida.

Vale ressaltar que o compartilhamento de músicas e filmes na internet é incontrolável. São tantas as opções, que não há multa para extinguir os meios de download. Na verdade, a indústria fonográfica só está perdendo dinheiro, pois tudo isso gera uma popularização  dos serviços ilgeais, a audiência do The Pirate Bay cresceu 10% depois da multa, por exemplo.

A Universal vai disponibilizar o ano que vem um site de downloads de músicas, onde o cliente paga apenas uma taxa mensal, podendo então, baixar quantos arquivos desejar de forma legal. O Google foi muito mais além e disse criar uma página gratuita para o download de músicas.

Tudo, realmente, caminha para a liberação total do compartilhamento gratuito de filmes e músicas. Só nos resta esperar esse dia chegar.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana