Idioma:

O Monopólio da Microsoft

19 de outubro de 2009 | Em Matérias | 341 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


microsoft-monopolyA empresa de Bill Gates já foi processada diversas vezes por monopólio. Hoje, mais de 90% dos computadores possuem o sistema operacional Windows. Será que realmente empresas menores ficam sem chance no mercado em um mundo como esse?

Recentemente, pela segunda vez, a Opera Software processou a Microsoft por monopólio, o motivo? O Internet Explorer 8 já vir pré-instalado no Windows 7. A União Européia também processou a MS pelo mesmo motivo. A primeira vez que ela foi processada, não houve sucesso, mesmo assim, a Comissão Européia conseguiu fazer a empresa pagar uma multa de 1,6 bilhão de euros por causa da competitividade que o Windows Media Player oferecia.

Vejamos, o mundo da informática é dominado pelo Microsoft Office, Internet Explorer, Windows Media Player, Windows Live Messenger… existe espaço para outras empresas? Sim, a prova disso é que o IE vem perdendo mercado para outros navegadores, como o Mozilla Firefox. Contudo, é nítida a dominação existente. Um usuário leigo continuaria utilizando o Internet Explorer na sua máquina, por não conhecer outras alternativas.  Continuaria também usando o WMP, muitas vezes pela comodidade de não buscar algo melhor, mesmo que a opção existente apenas sirva suas necessidades.

Acredito que deveria haver a opção para o usuário remover os programas que vem pré-instalados no computador. O problema é que a sua permanência no HD é obrigatória.

Sistemas Operacionas gratuitos, como o Linux, vem com o Firefox como navegador padrão, porém é possível removê-lo posteriormente.

Não é questionável a qualidade dos softwares da empresa, mas sim, o domínio existente.

Só tenho certeza de uma coisa: esse assunto vai dar muito o que falar!

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana