Idioma:

Pacotão de dúvidas: tráfego de dados, versões do Word e TV LCD

22 de outubro de 2009 | Em Matérias | 654 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


duvidasOlá, leitores.

A coluna de hoje é importante para quem usa modem 3G com plano limitado de dados, pois vou indicar um aplicativo para controlar o quanto já foi usado de banda. Também falo da tecnologia IPS, que melhora a imagem dos monitores em ângulos de visão maiores, e da memória virtual, que pode deixar o PC mais lento.

Tráfego de dados

O custo na internet e dependente de quando você a usa ou tem um tanto a pagar por mês?
Leonardo

Leonardo,
Sua pergunta foi feita em uma coluna sobre internet de banda larga 3G. As operadoras de telefonia trabalham com planos de acesso com uma franquia de dados. Ou seja: você paga um determinado valor e tem direito a um determinado volume de transferências durante o mês. Por exemplo, uma limitação de 512 MB ou 1GB. Caso exceda essa franquia, é cobrada uma taxa por cada mega extra consumido. As operadoras também têm planos ilimitados em que o cliente pode navegar a vontade e, certamente, esses são os mais caros.

Para quem usa os planos franqueados, a operadora deve apresentar um extrato de uso – afinal, paga-se por uma determinada quantidade de megabytes e é preciso ter controle disto.

netmeterEu recomendo que você tenha um programa instalado no computador que monitore o tráfego de dados para ter um controle próprio de quanto já gastou. É importante que o programa monitore de forma separada os diferentes meios de conexão da máquina (placa de rede física, rede Wi-Fi e também a conexão 3G).

Neste caso recomendo o NetMeter. Ele funciona por 30 dias e o custo de aquisição da licença é de US$ 19,95. Ele é bem detalhado e traz estatísticas totais e separadas por interface de rede, como podemos ver na imagem ao lado.

Repare que o primeiro gráfico trata o tráfego geral de rede. O segundo mostra especificamente o tráfego gerado pela conexão 3G (Vivo). Para acessar as informações estatísticas do uso de rede, tecle F3 com o programa aberto. Ele mostrará quatro abas: summary, que é um resumo de todo o trafego de rede, e outras três abas: diária, semanal e mensal. Na parte de baixo de cada aba tem um campo de seleção que permite escolher uma interface de rede para exibir estatísticas. Por padrão, o programa mostra os dados de todas as interfaces somadas.
Versões do Word
Meus documentos salvos no Word 2007 não abrem em outras versões mais antigas? Envio e-mails contendo doc e as pessoas têm dificuldades em abri-los.
Michael Rutz

Michel,
word-corretor-ortografico Todo o pacote Office 2007 tem diversas opções de gravação de arquivos: entre elas o formato DOC (versão 2003 ou anterior). Você tem acesso a essa opção clicando no botão do Office seguindo a opção salvar como e clicando no item documento do Word 97-2003. Essa opção salva como DOC e não DOCX, ficando assim o arquivo com formato que pode ser aberto do Word 97 até o 2003.

Aproveito essa sua dúvida para falar da ultima grande novidade lançada pela Microsoft para o pacote Office. Trata-se da atualização do corretor ortográfico contemplando o novo acordo ortográfico em vigor no Brasil.

Um “problema” desta atualização é que ela só funciona para quem tem a versão 2007 do Office. Se você tem o Word 2003 ou anterior, não terá um corretor ortográfico com as novas regras. Confira aqui a atualização do corretor ortográfico.

Eu recomendo que todos os usuários do Office 2007 façam a atualização do corretor ortográfico. Para ficar atento às mudanças na nossa língua, clique aqui.

Tela de LCD moderna
Muitas pessoas estão falando de uma TV LCD com painel IPS. Gostaria de saber quais são as vantagens e os benefícios e as diferenças relacionadas às outras TVs.

Bernardo

Bernardo,
tv-lcd A tecnologia IPS (In-Plane Switch) foi desenvolvida focada principalmente em dois pilares: melhorar a eficiência energética dos aparelhos (gastar menos energia) e melhorar a qualidade da imagem. Os estudos dessa tecnologia têm mais de dez anos e foram iniciados com a premissa de buscar o mesmo ângulo de visão obtidos em monitores CRT (de tubo) nos monitores LCD.

A base de funcionamento desta tecnologia está no alinhamento do cristal liquido, que nas TVs LCD comuns estão na vertical. Nas TVs com tecnologia IPS eles ficam na horizontal.

Como resultado dessa mudança, existe um significativo aumento no ângulo de visão da tela, que nos permite enxergar de forma nítida a imagem mesmo estando em uma posição lateral. O ângulo em uma TV LCD normal chega a 160°, enquanto com essa tecnologia o valor chega a 176°

Esses monitores são dotados de sensores de luminosidade. Assim, podem controlar o brilho da tela reduzindo-o e aumentando-o automaticamente de acordo com a quantidade de luz do ambiente. Com isso, economiza energia.

Memória virtual
Desculpe o escritor da coluna, mas está faltando a dica. Quem tem uso do computador para afazeres domésticos não necessita de memória virtual. Se você tiver 1GB de RAM, em minha opinião, mesmo se você tiver 512 MB, você pode deixar sua memória virtual desativada. Isso está em vários fóruns, já testei e comprovei. Tenho 2GB single channel, memória virtual desativada, uso programas pesados com jogos em FPS on-line.
Adam

Adam,

Eu discordo de você. A memória virtual é importante para evitar que o computador trave quando, eventualmente, o usuário abrir um número excessivo de aplicativos ou algum deles consumir mais memória do que deveria. Entendo que a memória virtual é um recurso que o sistema usa e se vale para beneficio do usuário. Claro que, se o PC está constantemente consumindo toda a memória física (RAM) e, por consequência, sempre trabalhando com a memória virtual, é hora de pensar em quantos programas estamos usando ao mesmo tempo. O ideal seria reduzir isso ou então aumentar a memória física da máquina.

Esquema de Memória Virtual e Real

É importante ressaltar que a memória virtual é muito mais lenta que a memória física, como mostra a ilustração acima, que foi publicada na coluna Conheça e saiba usar a memória virtual.

Por:  Fernando Panissi - Especial para o G1

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana