Idioma:

Sincronize seus arquivos na web e cálculos no Excel

5 de novembro de 2009 | Em Matérias | 282 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


web-storageOlá, leitores. Hoje, além de responder dúvidas, também irei indicar um serviço on-line para manter seus arquivos acessíveis de qualquer lugar. Se você tem dúvidas sobre tecnologia ou internet, não perca tempo e deixe sua mensagem no espaço de comentários.

Na última coluna, comentei sobre uma aplicação do Ubuntu que permite ao usuário manter uma pasta no PC que atualiza uma pasta virtual, deixando os arquivos a salvo de desastres no computador e também disponíveis para serem baixados e manipulados em qualquer lugar. Ele é o Ubuntu One.

Esta funcionalidade não é uma novidade. O site Dropbox oferece este serviço para seus usuários de forma gratuita em planos de 2 GB de espaço. Caso o usuário queira expandir a conta, basta pagar uma mensalidade de US$ 10 para 50 GB. Há, ainda, outros modelos de conta.

O serviço é bem elaborado e apresenta recursos avançados, mas a melhor parte é que ele é bastante simples. Basta baixar um aplicativo e, durante a instalação, preencher um pequeno cadastro. O Dropbox cria uma pasta chamada “My Dropbox” dentro dos “Meus Documentos”. Desse modo, o usuário precisa apenas copiar arquivos como fotos, por exemplo, para a pasta  e deixar que este conteúdo seja automaticamente direcionado para os servidores do Dropbox na web. O interessante é que o programa sempre baixa as atualizações dos arquivos da internet, ou seja, se você o tem em diversos PCs, as pastas estarão sempre sincronizadas.

my-dropbox

Outro recurso interessante é o controle de versão dos arquivos. Ele mostra para o usuário quando o arquivo foi alterado e em qual computador esta ação foi realizada, com a opção de visualizar as versões anteriores.

O Dropbox também permite compartilhar arquivos e pastas com outros usuários do serviço. Este tipo de compartilhamento é ideal para quem está fazendo trabalhos em grupo e quer trocar arquivos de forma rápida e segura. Por conta do controle de versão, não existe risco de uma pessoa sobrescrever uma mudança realizada por outra. Basta entrar no histórico e conferir o que aconteceu com o arquivo para evitar problemas.

Apenas uma observação: o site e o aplicativo estão em inglês.

>>> Excel calculando horas trabalhadas
Tenho um problema no Excel. Preciso calcular as horas trabalhadas e, como o meu serviço é noturno, o programa vira o dia. Como posso resolver a questão da virada do dia?
Marcio

É possível, sim, realizar este tipo de cálculo no Excel. Tudo depende da configuração correta do modo no qual o resultado do cálculo da diferença entre as datas é exibido. A imagem abaixo mostra uma planilha simples e que realiza o que você precisa:

calculos-excel

Ela foi feita da seguinte maneira: selecione as células da coluna C (de C2 a C5) e clique com o botão direito do mouse seguindo até a opção Formatar células. Abra a aba Número, selecione a categoria Hora, procure na lista o tipo 37:30:55 e clique em Ok. Agora, é preciso calcular a diferença de datas nas células da coluna C. Para isso, subtraia a data de saída da data de entrada. No exemplo mostrado abaixo, é a subtração das células da coluna B com as células da coluna A.

Quero aproveitar a oportunidade e lembrar o que já publiquei colunas sobre o Excel. São dicas e planilhas importantes e interessantes:

Aprenda a se virar no Excel;
• Controle seus gastos no Excel. Aqui e aqui;
Número muito grande e diferença entre datas;
Como arredondar números no Excel.

>>> Problemas no HD
O que fazer se o programa CrystalDiskInfo diagnosticar meu HD com um alerta?
Fábio

Quando o CrystalDiskInfo, que indiquei nesta coluna, mostrar uma mensagem de alerta, é preciso entender o que a mensagem significa. Cada alerta remete a uma solução diferente. Por exemplo: se o alerta for de temperatura, é necessário verificar a ventilação do gabinete que pode não estar correta.

Caso o alerta for relacionado aos blocos defeituosos no HD, um caminho é rodar a verificação de erros: clicando com o botão direito sobre a unidade de disco, abra o item propriedades e, na aba ferramentas, procure pela verificação de erros e clique no botão verificar agora.

É importante salientar que você deve realizar um backup preventivo do HD mesmo que ele esteja saudável, resguardando-se de eventuais problemas. No seu caso, o programa está mostrando que existe algo de anormal, tornando o backup imprescindível.

Caso você não saiba o que significa o alerta apresentado pelo programa, recomendo que você procure um técnico para realizar uma avaliação mais detalhada do seu disco e, se for o caso, providenciar a troca do dispositivo por um novo.

>>> Assinatura digital de controladores é importante?
Eu também uso o DriverMax, mas nem sempre encontro controladores assinados digitalmente e não os baixo. Eu poderia baixá-los sem riscos?
Francisco

A assinatura digital é uma garantia de que o controlador foi testado e de que ele irá funcionar corretamente em um determinado dispositivo. Note: funcionará para um dispositivo determinado. Se você instalar um controlador, mesmo que seja identificado que ele não é para o dispositivo (impressora, câmera ou modem, por exemplo) ele poderá não funcionar corretamente.

Sempre que você instala um controlador, existe um risco, mesmo que mínimo, de gerar alguma instabilidade no sistema, seja ele assinado ou não.

Você pode baixar os controladores que não são assinados desde que eles sejam específicos para o dispositivo que você possui. Inclusive, muitos dispositivos não têm controlador com assinatura digital. Certa vez comprei uma webcam na qual o controlador não era assinado. Eu instalei e a câmera funcionou perfeitamente.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana