Idioma:

Saiba como usar filtros para refinar as buscas no Google

10 de novembro de 2009 | Em Matérias | 675 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Foi-se o tempo em que o mercado de buscadores se limitava ao campo de digitação e ao botão “pesquisar”. Hoje, além dessa busca simples, os mecanismos oferecem diversas opções avançadas, além de inúmeros filtros. Recentemente, por exemplo, o Google liberou opções de filtragem para seus resultados: esta opção, que já existia na versão americana, está presente há cerca de um mês na versão brasileira do site.

Nessa coluna vou explicar o que há de especial nessas opções, o que elas trazem de novo e como os usuários podem se beneficiar delas.

opcoes-filtragem-google

Para ter acesso a essas opções de filtragem é preciso, antes de qualquer coisa, realizar uma busca por qualquer tema. Na tela de resultados, abaixo do logotipo, existe um sinal de mais com a legenda “mostrar opções”. Ao clicar nelas, as opções são exibidas em uma coluna separada da seguinte forma: “todos os resultados”, “em qualquer data”, “todos os resultados”, “visualização padrão” e “resultados padrão”.

Confira abaixo cada um desses itens separado por categoria.

Todos os Resultados

Vídeos
Essa opção mostra apenas os links que contém um vídeo associado à busca do usuário, independente do site em que o vídeo esteja hospedado. Claro que têm mais relevância os grandes sites de hospedagem de vídeo, como o YouTube, do próprio Google.

Notícias
Alternativa que restringe a busca a sites de notícias espalhados pelo mundo. Esse filtro é interessante quando o usuário está atrás de assuntos da atualidade, como novidades ligadas ao caso Manoel Zelaya, em Honduras.

Blogs
Quer saber a opinião das pessoas? Desde usuários desconhecidos até personalidades? O filtro por blogs ajuda nessa tarefa.

Fóruns
Esse recurso não é usado pela maioria das pessoas, mas é uma das ferramentas de troca de informações mais importante dos meios eletrônicos. Esse tipo de filtro é ideal para quem busca uma resposta para uma dúvida: por exemplo, como remover um vírus específico de computador. A resposta pode ter sido debatida em um fórum e todo o procedimento de resolução estará a disposição de todos.

Em qualquer data

Esse filtro é importante quando queremos achar um resultado dentro de um período de tempo específico. Por exemplo, uma busca pelo Windows 7 com mais de 20 dias certamente irá abordar as versões de demonstração do sistema operacional, pois o lançamento oficial foi em meados de Outubro.

As opções de filtragem são “resultados recentes”, “última hora”, “últimas 24 horas”, “última semana”, “último ano” e “período específico” – essa última alternativa é bastante útil quando sabe o intervalo de tempo onde se encaixa o que está procurando.

filtros-pesquisa-google

Quando se realiza uma filtragem por data não é padrão o resultado ser ordenado da data mais atual para a mais antiga: o Google entende que a hierarquia se deve pela relevância, e não pela data. Para mudar isso é preciso clicar no link “classificados por data” que aparece logo abaixo dos filtros por data. Essas opções só aparecem quando é feita uma filtragem por data.

Visualização padrão

O item tem uma opção de filtragem por cronologia que é bastante interessante para pesquisas históricas, pois mostra a linha do tempo para um determinado assunto.

Claro que nem tudo são flores. O Google pode errar ao associar um conteúdo a uma data histórica. A imagem abaixo, por exemplo, mostra a primeira ocorrência para “Manoel Zelaya” em 1962.

No texto publicado no “Jornal de Noticias”, de Portugal, há uma referência a essa data, porém o contexto indica que a notícia é de outra época, bem mais recente. “A expulsão das Honduras da OEA seria a medida mais severa adoptada pela organização desde a suspensão de Cuba, em 1962”, diz a reportagem.

erro-google-data-historica

Resultados padrão

São opções de complemento ao resultado padrão de buscas do Google.

Imagens da página
Ao lado de cada link são exibidas pequenas imagens presentes na página a qual aquele link se refere. Esse recurso ajuda quem está procurando textos e imagens ao mesmo tempo.

Mais texto
No lugar das duas linhas de resultado tradicionais do Google, essa opção faz aparecer um trecho maior da página.

filtro-buscas-texto-maior

O que os outros mecanismos oferecem?

yahoo-logoYahoo
O Yahoo conta com um filtro de assuntos relacionado bem interessante, que está presente em uma seta logo abaixo do formulário de busca. O Yahoo também oferece alguns filtros por portais de internet, localizando noticias relacionadas.

Se o tema tem um bom número de vídeos publicados na web, como o caso da garota na Uniban, o Yahoo coloca um filtro para sites de vídeos, mas este link não aparece em qualquer busca.

bing-logo Bing
O Bing conta com filtros personalizados, de acordo com o resultado de busca. Ou seja: se for algo bastante relevante, existe como refinar a busca. Caso contrário, não.

Por exemplo, ao buscar por “garota uniban”, o Bing não mostra nada além dos resultados. Já ao buscar por Manoel Zelaya, são exibidas algumas opções em uma coluna à esquerda. Entre elas, existe um link chamado “reference”, que traz uma página especial sobre o assunto pesquisado — no caso do Manoel Zelaya, são os dados do presidente presentes na Wikipedia. Também existe um link para notícias relacionadas ao tema.

Esses filtros estão presentes na versão americana do Bing. A versão brasileira ainda é bastante básica e sem opções de filtro.

Por hoje é só. Use o espaço de comentários abaixo para deixar sua opinião ou dúvida.

Fonte: G1

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana