Idioma:

Avast 5 – Descubra o Potencial deste novo Antivírus

26 de janeiro de 2010 | Em Matérias | 667 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Avast 5 é a mais recente versão do Avast, um antivírus desenvolvido pela Alwil Software e que nos dias atuais está presente em grande quantidade de computadores em todo o mundo.

Testamos a versão Free, ou seja, gratuita do Antivírus. Lembrando que a versão ainda está no idioma Inglês.

Nesta, além da área gráfica, alguns novos recursos foram implantados. Vejamos a seguir.

Tela Principal

tela-inicial-avast

O Avast 5 conta com uma interface intuitiva, moderna e muito informativa, mostrando facilmente as opções que o usuário poderá estar verificando, bem como informações principais do funcionamento do Software, como o estado da proteção residente, por exemplo.

Ainda na Tela Inicial, podemos observar o modo Silent / Gaming Mode. Este recurso permite ao usuário bloquear os alertas (sonoros e visíveis) gerados pelo Antivírus durante uma atualização automática ou detecção de arquivo malicioso pela proteção residente. Este recurso é ideal para quem gosta de assistir filmes, jogar no computador, bem como participar de eventos que deverão dispensar quaisquer tipos de interferência.

Na versão apresentada acima, podemos visualizar o quadro Increase your protection, onde o Software sugere a compra da versão Profissional. Esta versão testada pelo Grupo Dicas em Geral é a versão Free, ou seja, gratuita, que por sinal é muito eficaz e uma opção viável para usuários domésticos.

Estatísticas

estatisticas-avast

Ainda na tela principal do Avast 5, na aba Statistics, podemos visualizar um Gráfico que nos permite analisar o volume de tráfego/arquivos verificados, durante um determinado período, pela Proteção Residente.

Para quem não sabe, a Proteção Residente é o escudo do computador, ou seja, é a verificação da movimentação dos arquivos em Tempo Real, analisando-os e constatando a integridade dos mesmos.

A visualização das Estatísticas é muito importante para quem deseja estar informado sobre o volume de tráfego verificado em seu computador, bem como fazer o controle de quanto em quanto tempo são localizados arquivos infectados. Assim, você saberá definir quais sessões de sua utilização ao micro-computador estão mais vulneráveis, exemplo: momentos de lazer, durante o trabalho, horas-extras, dentre outros.

Ícone / Logotipo

icone-avastO Avast 5 conta com um novo Ícone, Laranjado, com a aparência de uma célula defensora de corpos vivos. Dentro desta “célula” existe a letra “a”, em um formato diferenciado, representando a inicial de Avast.

Do ponto de vista do usuário, a iconografia do Software evoluiu gradativamente em relação às versões anteriores, tornando a área gráfica mais moderna, intuitiva e diversificada.

Escaneamento

À partir da guia lateral Scan Computer, o usuário final poderá efetuar um Escaneamento em seu Computador, e fazer uma verificação mais profunda em busca de vírus e outros arquivos maliciosos.

scan-avast

De início, a opção Quick Scan é a mais destacada. Nesta opção, o Software Antivírus buscará por arquivos maliciosos em seu computador, nos locais principais, cuja integridade é fundamental para o bom funcionamento do Sistema Operacional. Mas para quem deseja uma verificação mais afundo, nas mídias removíveis (pen drive, cartão de memória etc.) ou em pastas específicas, as opções na guia Scan Computer lhe auxiliarão.

Ainda nesta sessão Scan Computer, existem as opções Boot-time Scan e Scan Logs. Como os próprios nomes já dizem, Boot-time Scan consiste na verificação completa do sistema de arquivos, durante a inicialização do computador, e Scan Logs, são as informações gravadas durante as verificações do antivírus ao sistema de arquivos. Neste, uma lista de arquivos verificados e infectados será exibida.

scan-running-avast

Na imagem acima, visualizamos o escaneamento individual, iniciado quando o usuário seleciona uma Pasta ou Arquivos que deverão ser analisados e, através do menu de contexto (botão direito do mouse), seleciona a opção Scan selectec files.

Esta opção é muito útil para verificações rápidas, principalmente, para arquivos baixados, em CDs ou Pen Drives.

Proteção Residente

Proteção Residente, conforme explicado acima, é o escudo do computador, ou seja, a verificação em tempo real da movimentação de arquivos em um Computador.

Na sessão Real-Time Shields, serão listados os principais critérios da verificação, bem como um gráfico para cada um deles.

real-time-shield-avast

Na Imagem acima, destacamos o critério de verificação de Arquivos no Sistema de Arquivos. Veja que, além do gráfico, possuem opções vitais para o funcionamento do critério, bem como quantidade de arquivos verificados e infectados, Estado e opção para Parar (stop) a verificação.

Informações Adicionais

Na sessão Maintenance, temos acesso as informações principais do Antivírus, como por exemplo, versão do banco de dados de vírus instalado, Estado do Registro/Licenciamento do Software, Quarentena e Sobre o Software.

Esta é mais uma sessão Informativa, oferecendo ao usuário algumas estatísticas relacionadas diretamente com o Software Antivírus.

Configurações Avançadas

Acessando a opção Settings, no topo da tela principal do Avast 5, o usuário terá acesso às configurações avançadas do Software Antivírus. Estas configurações determinarão os parâmetros que configurarão o Software, de modo a exibir e executar opções e instruções que você permitir.

settings-avast

Observação: Esta sessão é recomendada apenas para usuários avançados, por conter configurações vitais para o funcionamento de seu Antivírus. Quaisquer alterações inadequadas resultarão na desproteção de seu sistema.

help-center-avastCentral de Ajuda

O Avast 5 conta com uma Central de Ajuda denominada Help Center, que pode ser acessada pelo link no topo da tela principal do Antivírus.

Baseada na estrutura de Ajuda do próprio Windows, basicamente, consiste em um artigo interativo, com tópicos de ajuda, opções de pesquisa, dentre outros.

Lembrando que na versão testada, todo o conteúdo da Central de Ajuda encontra-se no idioma Inglês.

Atualizações Automáticas

No mais recente Avast 5, o sistema de atualização automática não poderia ser deixado de lado. Afinal, nunca se sabe quando um vírus chegará ao nosso computador.

Basicamente, o sistema de Atualizações automáticas, assim como nas outras versões, é um processo executado em background, ou seja, em segundo plano, fora da área visível para nós. É um processo automatizado, sendo executado de uma a duas vezes por dia. Sempre que o processo é executado, um servidor de atualizações do Avast é conectado e, se a versão do banco de dados instalada atualmente é antiga, o software baixa e instala a versão mais recente.

Após este procedimento, o Software notifica o usuário, mostrando-lhe uma pequena janela semi-transparente, no canto direito inferior da tela. Em conjunto com esta notificação visual, uma voz feminina informa – em inglês – que o Banco de Dados de vírus foi atualizado.

updated-avast

Nas versões anteriores, a notificação era feita por uma janela simples, com fundo azul, semi-transparente. Para alguns, interessante. Para outros, irrelevante. Mas em relação à nova notificação, o que temos a dizer é que a evolução foi constatada e, com certeza, está muito mais atrativa.

Criação e Edição: Amilton Junior

Link para Download da versão Gratuita – Clique AQUI

Redistribuição: favor citar a fonte original, de preferência, com linkback.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana