Idioma:

Satélite vai retirar lixo espacial da órbita da Terra

16 de fevereiro de 2012 | Em Engenharia e Ciência | 218 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, criaram o satélite CleanSpace One. O objetivo dele é retirar o lixo espacial na órbita da Terra.

 satlite retirar lixo espacial rbita terra  Com um custo de aproximadamente 18 milhões de reais, o CleanSpace One será o primeiro satélite destinado a reduzir a poluição espacial. Os cientistas pretendem lançar o aparelho em até cinco anos.

A criação chegou em boa hora. Segundo especialistas, existem cerca de 16 mil objetos com diâmetro superior a 10 cm na órbita do nosso planeta. A órbita terrestre está cheia de todos os tipos de detritos flutuantes, uma multidão crescente de satélites abandonados, pedaços de naves espaciais quebradas, entre outros dejetos. Essa quantidade é suficiente para provocar um acidente com aeronaves ou satélites no espaço.

Após o seu lançamento, o satélite de limpeza terá que ajustar sua trajetória, a fim de coincidir com o seu alvo. A captura acontecerá quando os objetivos navegarem em uma velocidade de 28.000 km/h, em altitude entre 630 km e 750 km. Então, o CleanSpace One vai agarrar o outro satélite. Depois, vai trazê-lo de volta a Terra.

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana