Idioma:

Einstein estava certo sobre os neutrinos

24 de fevereiro de 2012 | Em Engenharia e Ciência | 529 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Einstein estava certo, afinal. A descoberta de partículas mais velozes que a luz, divulgada em setembro de 2011, era alarme falso. Logo, a teoria da relatividade continua valendo. Os físicos europeus que mediram a velocidade desses neutrinos supervelozes encontraram uma falha no experimento que invalida os resultados divulgados antes.

neutrinosPartículas minúsculas – com massa diminuta até para os padrões da física nuclear – e desprovidas de carga elétrica, os neutrinos podem atravessar objetos sólidos e vêm intrigando os cientistas desde a década de 1960. O experimento europeu mediu a velocidade de um feixe de neutrinos viajando do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça, ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, distante 730 km.

Os resultados divulgados no ano passado indicavam que as partículas subatômicas chegavam ao destino 60 nano-segundos antes do tempo previsto pelos físicos. Se isso estivesse correto, os neutrinos estariam viajando mais rapidamente que a luz, algo que iria contra a teoria da relatividade. Einstein determinou que nenhuma partícula pode ser deslocar no universo em velocidade superior à da luz, de 300 mil km/s. Assim, toda a física moderna teria de ser repensada.

Agora, o site da revista Science informa que um erro no experimento levou aos resultados incorretos. A culpa, dizem os físicos, é de um problema na conexão entre o GPS e o computador, feita por um cabo de fibra óptica. Os cientistas haviam estimado o atraso na transferência dos dados incorretamente.

Quem conhece o assunto não se surpreende com a descoberta do erro. A notícia de que a teoria da relatividade podia estar errada correu o mundo no ano passado. Mas nenhum cientista sério assinou embaixo. O físico brasileiro Marcelo Gleiser, que leciona no Dartmouth College, nos Estados Unidos, fez este comentário na época: “Aposto dez dólares que em duas semanas eles vão descobrir o erro”.

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana