Idioma:

Entenda a Tecnologia dos Televisores LED

26 de junho de 2010 | Em Inovação | 1,3 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


tv ledNesta matéria, estaremos lhe mostrando como funcionam as TVs LED e quais são as suas vantagens. Acompanhe e boa leitura!

O que são LEDs?

O LED é constituído de um semicondutor, o mesmo utilizado na contrução do processador do seu micro, só que dopado de forma diferente a fim de emitir luz com diversas cores. Já existe a cerca de 25 anos, só que a grande dificuldade era produzir um LED que emitisse uma grande quantidade de luz e também de diversas cores.

No passado só existiam LEDs amarelos e vermelhos. Hoje encontramos azuis, verdes, rosa, enfim várias cores. Ja são utilizados em faróis de carro, semáforos e até mesmo em lâmpadas residenciais. A grande vantagem é o baixo consumo, cerca de 100 vezes menos que uma lâmpada residencial.

tv led 2A Revolução

Além de serem extremamente finas, leves, reproduzir imagem de qualidade inigualável e mais ecológicas, as TVs LED possuem até acesso à internet e funções animadas. Se você está pensando em trocar de aparelho, é melhor esperar para conhecer as televisões de LED.

Além de sintonizar canais através de entradas de vídeo convencionais, é possível acessar vídeos diretamente do YouTube ou mesmo se divertir com programas em flash na tela do aparelho. Se preferir, sincronize todo o conteúdo multimídia do seu computador através de uma conexão Wi-Fi e assistí-los diretamente pela TV.

Ainda preocupado(a) com o preço? Saiba que estas TVs já estão sendo fabricadas em território nacional e com preços bem acessíveis.

As diferenças entre os Padrões atuais

tv plasmaPlasma

Nas TVs de Plasma a tela opera com células cheias de gás nobre,  como o neônio ou xenônio, que sofrem uma descarga elétrica e se transforma em plasma. Esse processo todo libera fóton (luz) e se colidem com uma camada de fósforo na frente dessas células que as fazem brilhar. Cada ponto de imagem é composto por 3 células e cada uma delas coberta com fósforo de cor diferente (verde, vermelho e azul).

A combinação dessas 3 cores diferentes em intensidades variadas gera os tons necessários  para produzir a imagem. E pelo simples fato de cada célula produzir sua própria luz, não existe a necessidade de nenhuma luz pra iluminar nossa tela.

As TVs de Plasma são mais indicadas pra ambientes escuros devido à fidelidade de cores e maior contraste, o que é muito bom pra quem gosta de cinema, pois oferecem cores mais vivas e não depende de luz pra que isso ocorra, ou seja, elas tem uma qualidade de imagem muito boa.

Também são muito boas pra quem gosta de assistir esportes e games mais modernos, pois elas oferecem o que é chamado de “resolução dinâmica”, que nos proporciona melhor qualidade em cenas de movimento. Além disso, as TVs de Plasma são super indicadas para ambientes amplos, pois são muito mais fáceis e mais baratas de serem produzidas em tamanhos maiores.

Vale a pena ressaltar que existem componentes que podem ser muito úteis, independentemente de qual TV você compre, como aparelhos de Blu-Ray. Na hora de assistir um filme utiliza-se o cabo HDMI, que proporciona uma grande ajuda na qualidade da imagem, um Home Theater para os efeitos sonoros etc. São várias as opções para você ficar muito feliz com a sua escolha, o importante é que você realmente saiba o que necessário e importante para sua satisfação.

tv lcdLCD

A TV de LCD funciona com a base sendo de um material de cristal líquido, que transmite uma imagem mais translúcida ou opaca dependendo da corrente elétrica aplicada sobre ele. Cada ponto na tela é formado por três células lacradas cheias desse material e cada célula corresponde a uma cor primária de luz (verde, vermelha e azul). Uma lâmpada que gera luz branca é instalada atrás da tela e ilumina as células tornando a imagem visível. As cores são formadas dessa forma e assim combinam múltiplas intensidades de cada uma das cores primárias.

As TVs de LCD já são mais indicadas pra salas iluminadas, isso significa que você pode assistir ao seu programa com uma janela atrás da sua TV que você não verá nenhum reflexo na imagem, diferente da de Plasma. Também são indicadas para utilizar com o Computador ou jogar aqueles games mais parados, como os de antigamente, pois imagens estáticas costumavam manchar as TVs de plasma mais antigas. Você também pode encontrar LCDs disponíveis em tamanhos menores, o que é difícil encontrar nos modelos de Plasma.

led tv multimediaLED

O processo de transmissão das TVs de LED funciona praticamente como a de uma TV de LCD, porém a tecnologia é um pouco diferente, ou seja, ao invés daquela luz branca no fundo,  existe um conjunto de LEDs com as cores primárias (vermelho, azul e verde), que faz com que o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja muito melhor realizado, obtendo cores mais puras e com uma gama muito maior. Essa tecnologia também faz com que a luz seja exatamente igual durante todo seu tempo de uso e não ocorra perda de brilho ou alteração de cor, independentemente de ter uma luz acesa ou não. O painel também possibilita uma melhor regulagem na intensidade da luz.

expessura tv ledAs telas das TVs de LED são muito mais brilhantes, com o contraste muito melhor e as cores muito mais vivas quando comparadas ao modelo de LCD, ou seja, têm uma imagem muito melhor, pois são feitas com diodos em emissores de luz (LED). Essas TVs também podem ser bem mais finas do que as outras (já existem com apenas 3cm de espessura).

Essas TVs atendem às normas Eco-friendly (Ecologicamente Corretas) pois não necessitam de lâmpadas CCFLs (Lâmpada Fluorescente de Cátodo Frio) e são completamente livres de mercúrio. Não utilizam chumbo pra fixação de componentes e faz com que o descarte e reciclagem das TVs possam ser feitos de forma segura e sem impacto para com o Meio Ambiente.

Os televisores LED também atendem às normas Energy Star, possuindo um nível de consumo de energia de até 40% menor do que as TVs de LCD do mesmo tamanho.

esquema tv led

Conclusão

As novidades no mundo da Tecnologia estão surgindo a cada dia. Sempre aparecerão televisores com melhor qualidade de Imagem, e consumo de energia reduzido.

Nos dias atuais, as opções são bem variadas em questões de preços e de qualidade. Quanto à TV de LED, citamos acima suas qualidades e vantagens que a torna, no momento, a melhor nesta questão. Ainda assim, é interessante encontrar preços mais acessíveis e ter em vista que as TVs 3D estão chegando e, em breve, dominarão o mercado. Claro que este processo pode ainda levar algum tempo, porém, se visualizarmos por um lado evolucionista, é bem previsível o que há de acontecer.

Vale a pena pesquisar muito antes de adquirir seu novo aparelho de TV e, é claro, sempre optar pelo que melhor atende suas necessidades e preferências.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana