Idioma:

Wikipedia tenta convencer mulheres a contribuir mais com enciclopédia

31 de janeiro de 2011 | Em Notícias | 143 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


A Wikipedia está montando um esforço para recrutar mais mulheres colaboradoras, depois que uma pesquisa revelou que mais de 85% dos artigos são escritos por homens. A Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que administra a enciclopédia on-line, estabeleceu a meta de conseguir 25% de colaboradoras mulheres até 2015.

wikipediaSegundo a organização, a iniciativa não tem o objetivo de gerar igualdade entre os sexos, mas é um esforço para melhorar a qualidade da Wikipedia. “Trata-se de querer garantir que a enciclopédia on-line seja tão boa quanto poderia ser”, disse Sue Gardner, diretora-executiva da Fundação Wikimedia.

Segundo Sue, com tantos assuntos representados na enciclopédia, a disparidade entre os sexos muitas vezes é revelada na ênfase dada para cada tema. Um tópico geralmente restrito para meninas adolescentes é descrito em poucos parágrafos em comparação aos longos artigos de assuntos mais masculinos.

A maioria dos colaboradores são homens jovens que possuem habilidade com tecnologia. De acordo com Sue, não há planos de recrutar mulheres ativamente, mas apenas tornar a Wikipedia mais “acolhedora” para aquelas interessadas em colaborar.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana